Derramamento de óleo atinge o Rio Potengi e população denuncia
Natal, RN 30 de abr 2024

Derramamento de óleo atinge o Rio Potengi e população denuncia

17 de abril de 2024
3min
Derramamento de óleo atinge o Rio Potengi e população denuncia
Imagem: Marcos Lumiset.

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Integrantes do projeto Remo do Peito entraram em contato com a Agência Saiba Mais para denunciar que identificaram, na manhã desta terça-feira (16), derramamento de óleo no Rio Potengi. De acordo com os relatos, o óleo é despejado por barcos pesqueiros que atracam no Porto de Natal.

“Nós fazemos remo aqui na Ribeira, no Náutico, e fomos surpreendidas com um derramamento de óleo aqui em frente”, relatou Michelle Galvão, que integra o Remo do Peito, um projeto do Clube Náutico, patrocinado pelo supermercado Favorito por meio da Lei de Incentivo RN + Esporte.

Renato Jorge dos Santos, treinador da equipe, contou que essa tem sido uma prática recorrente. “A gente já reclamou, mas não tem jeito. De vez em quando eles derramam esse óleo. Esses barcos passam quinze, vinte dias no mar pescando”. Ele afirma que essa prática tem afetado, por exemplo, a pesca e as atividades esportivas no local, como o remo. Segundo Renato, esses barcos terminaram as atividades no local no início desta semana, mas que ele identificou o derramamento de óleo desde sexta (12).

A Agência Saiba Mais entrou em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb)  mas, até o fechamento desta matéria, a pasta não repassou informações sobre o acontecimento.

Já o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema/RN) informou que fez uma visita ao local ainda nesta terça (16), e que os resultados serão divulgados em breve. As atualizações serão divulgadas pela Saiba Mais.

Confira os registros

Marcos Lumiset é um profissional que faz uso de drones para mostrar vistas aéreas. Ele utilizou as redes para denunciar o ocorrido. Nos registros, além do derramamento de óleo no rio, Lumiset também denunciou que peixes estavam morrendo no local.

Registros em drone mostram o ocorrido. Imagem: Marcos Lumiset.
De acordo com as pessoas que estavam no local, peixes estavam agonizando com o óleo. Imagem: Marcos Lumiset.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.