Estilista de Mossoró assina figurinos em nova série da HBO
Natal, RN 20 de mai 2024

Estilista de Mossoró assina figurinos em nova série da HBO

5 de abril de 2024
4min
Estilista de Mossoró assina figurinos em nova série da HBO

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Com ateliês em Natal e em Nova York, onde mora há 30 anos, o potiguar Júlio César assina a criação do figurino do personagem do ator Darren Goldstein, um dos protagonistas da nova série da HBO, “The Franchise”.

O convite aconteceu por acaso, por meio da esposa do ator, a atriz Kate Finneran. “A princípio eles me pediram só um casaco, depois vieram outros pedidos, calça, jaqueta, colete. Foi quando o Darren explicou que era para o figurino do seu personagem na série”, conta Júlio.

Ao todo foram criadas 25 peças. Segundo o potiguar, ele utilizou a técnica de alfaiataria britânica “bespoke”, de costura à mão, sob medida. “É uma alfaiataria tradicional, de técnica bem específica para roupas masculinas, tem um ar sofisticado. As peças são feitas para que o calor do corpo vá moldando a roupa com o tempo, de modo que fique melhor no corpo. Então são feitas para durar muito”, explica. “Foi um pedido complicado, de início fiquei nervoso, mas todos ficaram felizes e eu muito mais por terem gostado”.

Amizade com Lia de Itamaracá

Natural de Mossoró, Júlio veste nomes como Martinho da Vila e a cirandeira Lia de Itamaracá. Inclusive, recentemente o estilista esteve acompanhando a artista pernambucana na primeira edição do festival Montreux Jazz em Miami.

“Conheci Lia a partir do fotógrafo Ravanelli Mesquista. A gente vinha fazendo uma série de ensaios pelo Brasil. E fomos bater na porta de Lia. Desse contato acabou virando uma amizade, fizemos quatro clipes dela”.

Ano passado, acompanhando Lia numa série de apresentações em shows do cantor Jon Batiste, no Rio e em São Paulo, Júlio mediou a participação de Lia no festival Montreux Jazz em Miami, à convite do próprio Batiste. “Foi a primeira vez que Lia cantou ciranda acompanhada de piano. Foi lindo. O Batiste a convidou e à pedido dela eu fiz essa mediação e ajudei na burocracia para ela se apresentar no festival. Ou seja, acabei fazendo tudo, figurino, negociando cachê, logística da viagem”, comenta o estilista.

Entre Natal e Nova York

Com mais de 30 anos de carreira, a maior parte em Nova York, Júlio Cesar tem formação em moda e modelagem pelo Fashion Institute of Tecnology (FIT), e com uma carreira toda construída em Nova York. Já exibiu obras em museus como o The New Museum e o Schaumburg Center, ambos em Nova York. Também participou de desfiles ao lado de Rodney Vaugh Telford, Peter DeWilde, Christian Francis Roth, Koos and DeWilde. A maioria de suas criações envolvem colagem sob tecido, cores vibrantes e brilho.

Júlio conta que para o ano de 2024 ainda tem muitas surpresas para acontecer. Ele vai anunciar mais para frente, quando tudo estiver definido. Por enquanto, ele segue em Natal, mas só até o dia 10 de maio. Antes, dia 17 de abril, participa de um evento de moda em Ribeirão Preto. E no dia 26, vai fotografar sua nova coleção em Ouro Preto. Seu ateliê está localizado na rua Trairi, 514, em Petrópolis.

Sobre “The Franchise”

Criado pelo diretor Sam Mendes (vencedor do Oscar por “Beleza Americana” e Globo de Ouro por “1917”), “The Franchise” vai zoar os bastidores dos filmes de super-heróis. A previsão de estreia na HBO ainda neste ano.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.