Morre o ex-deputado Betinho Rosado, aos 75 anos
Natal, RN 20 de mai 2024

Morre o ex-deputado Betinho Rosado, aos 75 anos

12 de abril de 2024
2min
Morre o ex-deputado Betinho Rosado, aos 75 anos
Foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Morreu às duas da manhã desta sexta-feira (12), aos 75 anos, o ex-deputado federal Betinho Rosado. A informação foi comunicada pelo seu filho, o também ex-deputado Beto Rosado.

Betinho havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico e estava internado desde o dia 4 na UTI do Hospital Wilson Rosado, em Mossoró. Nas redes sociais, Beto gravou um vídeo emocionado em que falou sobre a perda do pai.

“Infelizmente, ele descansou. A gente queria que ele ficasse mais um pouco lutando”, disse, sob lágrimas.

O ex-parlamentar foi deputado federal por cinco mandatos, nas legislaturas de 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010. Em 2014, foi impedido de se candidatar pela sexta vez após ter sido barrado na Lei da Ficha Limpa. O ex-parlamentar de Mossoró foi condenado naquele ano pelo Tribunal de Contas do Estado por irregularidades atribuídas a ele no período em que comandou a secretaria estadual de Educação, entre 2003 e 2004, no governo Wilma de Faria (PSB). Ele ainda tinha a chance de reverter a decisão com um recurso, mas preferiu lançar o filho na política, o engenheiro agrônomo Beto Rosado — que ocupou seu lugar na Câmara em 2014 e 2018.

Também foi professor da Esam (antiga Ufersa) e secretário estadual de Trabalho e Ação Social entre 1991 e 1994, no governo de José Agripino Maia.

Já como deputado, licenciou-se da Câmara para assumir outras funções no governo do Rio Grande do Norte, em diferentes momentos. Foi, por exemplo, secretário da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia; secretário da Educação; e da Agricultura, da Pecuária e da Pesca.

Em 2016, Betinho tentou retornar aos mandatos políticos como vereador de Mossoró, mas seu registro de candidatura foi indeferido em primeira e segunda instância, ainda por força da Ficha Limpa.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.