Bacia Potiguar é reconhecida como área de preservação de aves migratórias
Natal, RN 20 de mai 2024

Bacia Potiguar é reconhecida como área de preservação de aves migratórias

9 de maio de 2024
4min
Bacia Potiguar é reconhecida como área de preservação de aves migratórias

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Bacia Potiguar torna-se o quarto sítio no Brasil designada como Sítio de Importância Regional da Rede Hemisférica de Reservas para Aves Limícolas (WHSRN - sigla em inglês). A Rede é uma iniciativa de conservação baseada na ciência e impulsionada por parcerias para proteger a integridade ecológica de habitats críticos para aves limícolas em todas as Américas. Com a inclusão da Bacia Potiguar, a WHSRN agora possui 122 locais em 20 países.

Cobrindo mais de 8.500 hectares, a bacia potiguar tem sido reconhecida por seu papel vital no apoio à conservação de aves limícolas migratórias, particularmente, o ameaçado Maçarico-de-papo-vermelho (Calidris canutus rufa). O sítio abriga mais de 1% da população biogeográfica da espécie.

Desde 2015, a SAVE Brasil monitora a Bacia Potiguar, revelando sua importância como escala de inúmeras espécies de aves migratórias. Durante a primavera e o verão austral, a área abriga 20 espécies de aves limícolas neárticas e cinco espécies de aves limícolas locais. Além da importância ecológica, a Bacia Potiguar sustenta diversas atividades econômicas como a carcinicultura, a extração de sal marinho, a fruticultura e a agricultura. As comunidades tradicionais da região dependem da pesca artesanal e da mariscagem para a sua subsistência.

Uma parte do local se sobrepõe à Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Ponta do Tubarão, uma área protegida pelo Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, na cidade de Macau. Estabelecida em 2003, a RDSPT reconhece o compromisso das comunidades tradicionais de pesca artesanal com os esforços de conservação.

"Este título aponta a grande importância que as Unidades de Conservação têm para a conservação da biodiversidade. O WHRSN abrirá novos caminhos para ações em parceria com outras instituições visando o desenvolvimento de ações e projetos para conservação das aves limícolas no estado do RN”, comentou o supervisor do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação do Idema, Ilton Soares.

A SAVE Brasil, com o Programa Aves Limícolas, atua com ações de engajamento das comunidades locais e setores produtivos com o intuito de sensibilizá-los sobre as aves limícolas, e construir de forma participativa, acordos para o uso sustentável dos recursos locais e a conservação dessas aves.

"O reconhecimento da Bacia Potiguar como um Sítio de Importância Regional dentro da rede WHSRN reforça o compromisso coletivo entre sociedade e poder público na proteção das aves e conservação do meio ambiente em nosso estado. Nossa perspectiva é de ampliar, em parceria com os setores públicos e privados, as ações de sensibilização ambiental, contribuindo para a formação de uma comunidade ainda mais ativa e pulsante na conservação do meio ambiente na região da Bacia Potiguar", relatou o Coordenador de Projetos da SAVE Brasil no RN, João Damasceno.

Os estuários, manguezais e praias oferecem alimento abundante em forma de invertebrados aquáticos, como pequenos crustáceos, moluscos e insetos, a principal fonte de alimentação para essas aves. Além disso, o clima tropical e as condições ambientais favoráveis ao longo do ano tornam o Rio Grande do Norte uma área de descanso, alimentação e reprodução para diversas espécies de aves limícolas que migram das regiões mais frias do hemisfério Norte para as áreas de reprodução no hemisfério Sul e vice-versa.

  • Saiba mais sobre a Bacia Potiguar  AQUI.
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.