Com recomendação do Ministério da Saúde, RN amplia vacina contra gripe
Natal, RN 27 de mai 2024

Com recomendação do Ministério da Saúde, RN amplia vacina contra gripe

2 de maio de 2024
4min
Com recomendação do Ministério da Saúde, RN amplia vacina contra gripe
Sesap orienta que os esforços devem ser continuados para vacinar os grupos prioritários, já que são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença. Imagem: Divulgação/Sesap.

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Rio Grande do Norte ampliou a oferta de vacina contra a influenza para toda a população a partir dos 6 meses de idade, informou a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do estado. A medida segue as recomendações do Ministério da Saúde, que autorizou a ampliação a partir desta quarta-feira (01), levando em consideração o aumento de casos de gripe em todo o país.

A Sesap ainda disse que a recomendação depende da situação epidemiológica, estoque existente da vacina e da estratégia definida pelas secretarias municipais de saúde.

Embora a vacina esteja liberada para toda a população, a Sesap orienta que os esforços devem ser continuados para vacinar os grupos prioritários, já que são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença. São eles: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, professores e povos indígenas. 

Até o início desta quinta-feira (02), o Rio Grande do Norte aplicou 362.168 doses de vacina contra a influenza, o que representa 31,52% do público-alvo. O estado é o 4º lugar no país em termos de percentual de cobertura, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul, Paraíba e Ceará.

De acordo com a secretaria, a meta é imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos 17 grupos prioritários para a campanha, que no estado somam 1,3 milhão de pessoas. Em 2024 a estratégia de vacinação contra a gripe teve início antecipado, no dia 18 de março, e a campanha segue até o final do mês de maio.

Aumento de casos de influenza e rinovírus

No último dia 23, a Sesap emitiu, por meio da área técnica da Influenza, um alerta aos profissionais de saúde e à população sobre o aumento de casos de gripe e rinovírus – que causa o resfriado comum – no RN.

Segundo o alerta, as doenças no aparelho respiratório são a segunda maior causa de internação em leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) do estado, de acordo com dados do Sistema de Regulação de Leitos - Regula/RN.

“Diante desse cenário, a Sesap reforça a importância da vacinação contra a gripe como medida essencial para a prevenção da propagação dos vírus respiratórios. Além disso, é importante intensificar a etiqueta respiratória: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz, bem como evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimãos, bancos, maçanetas, etc). A Sesap também recomenda que pessoas com síndrome gripal evitam contato direto com outras pessoas, principalmente em aglomerações e ambientes coletivos”, informou a pasta.

Natal

Na capital potiguar, até o último dia 29, um número de 49.584 pessoas haviam recebido a dose da vacina contra a gripe – cerca de 17% do público alvo apto a ser imunizado até então. A Prefeitura de Natal informou que a partir desta quinta-feira (02) inicia a imunização contra a Influenza para o público com idade acima dos seis meses de vida.

Para se vacinar, os usuários do município podem procurar uma das Unidades Básicas de Saúde mais próximas de suas residências, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h.

Outra opção é ir a um dos pontos extras localizados nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 15h às 20h.

Mossoró

A vacina contra influenza estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde do município de Mossoró para o público geral com idade acima de seis meses também a partir desta quinta-feira (02).

A vacina também será ofertada, no sábado (04), em pontos extras, como explica a secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas.

“Neste sábado, estaremos com mais um ‘Dia de Vacinação’, das 10h às 18h, no Partage Shopping, e das 8h às 17h em duas UBSs, a Chico Costa, no bairro Santo Antônio, e a Maria Soares, no Alto de São Manoel”, afirmou.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.