Companhias aéreas sinalizam intenção de fomentar turismo no RN
Natal, RN 19 de mai 2024

Companhias aéreas sinalizam intenção de fomentar turismo no RN

24 de fevereiro de 2024
5min
Companhias aéreas sinalizam intenção de fomentar turismo no RN
Representantes da Setur, Emprotur e Sefaz se reúnem com companhias em SP. | Fotos: Divulgação/ Setur

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Após a Zurich Airport Internacional assumir as operações do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, as companhias aéreas demonstraram que pretendem contribuir para impulsionar o turismo no estado. A sinalização ocorreu em São Paulo, durante uma agenda de encontros entre as secretárias de Turismo do RN (Setur-RN), Solange Portela, e Executiva de Receita da Secretaria de Fazenda (Sefaz-RN), Jane Araújo, que representaram o Governo do Estado, junto aos principais executivos da Gol, Latam e Azul.

A diretora da Empresa Potiguar de Promoção Turística do Rio Grande do Norte (Emprotur-RN), Roberta Duarte, também integrou a comitiva potiguar. As reuniões ocorreram no período entre o dia 22 e o fim da tarde desta sexta-feira (23).

A proposta dos encontros provocados pelo executivo estadual foi estabelecer uma maior aproximação com as companhias, que contam com incentivos fiscais do RN para o querosene de aviação (QAv), com foco no fortalecimento do turismo, para o qual a consolidação da malha aérea é decisiva. 

O objetivo da aproximação é impulsionar o setor turístico e a conectividade aérea, o governo do RN busca identificar e promover destinos considerados mercados emissores potenciais. A intenção é incentivar as companhias a expandirem suas malhas aéreas, adicionando rotas que levem ao estado, ou mesmo aumentando a frequência de voos em rotas já existentes.

A decisão é respaldada pelo índice de ocupação das aeronaves em rotas para o Rio Grande do Norte, justificando a necessidade de atender à crescente demanda. O governo destaca sua atuação em campanhas cooperadas, evidenciando a sinergia entre a Setur- RN e a Emprotur-RN com o trade turístico. Essas parcerias visam realizar ações promocionais tanto no mercado nacional quanto no internacional.

“Saímos otimistas dessas reuniões e percebemos que algumas companhias aéreas com relação ao decreto estão com boa performance, outras já iniciaram o incremento na malha aérea a partir de 2024. Mas, de maneira geral, as companhias se mostraram disponíveis a continuar a cumprir o termo de adesão”, finaliza Solange Portela, Secretária de Turismo.

No segundo semestre do ano passado, conforme  os decretos vigentes, foram implementadas algumas adaptações, visando assegurar o cumprimento das normativas, assim como permitir um acompanhamento efetivo do crescimento da malha aérea. A estratégia concentra-se em monitorar de perto o incremento das rotas e avaliar o impacto dessas mudanças. Daí a importância da aproximação do estado com o setor.

Executivos da Azul Gol e Latam

A delegação foi recebida, no primeiro compromisso com a Latam, pelos gerentes de tributário, Letícia Pimentel, e de relações governamentais, Eduardo Macedo, bem como os consultores tributário, Bruna Dantas, e de relações governamentais, Antônio Karp, da companhia. No caso da Gol, a agenda foi com os executivos das áreas de planejamento de malha, Bruno Balan (gerente), Márcio Ribeiro (consultor) e Elza Franco (especialista), e do jurídico institucional, Marcos Tognato (consultor), Cássio Zenellato (advogado), além do gerente comercial da Gol, Luis Henrique Moz. No encontro com os executivos da Azul, a comitiva se reuniu com o gerente de planejamento de malha da companhia, Vitor Silva.

“O resultado geral das conversas com as companhias foi bastante positivo. Os diretores das três áreas ratificaram o compromisso com o estado e disposição para investir no destino RN, o que consolida essa parceria com o governo do estado”, avalia Jane Araújo, ao lembrar que para garantir a desoneração do principal insumo do setor aéreo, as empresas devem cumprir metas pré-estabelecidas pela Fazenda Estadual.

Aeroporto em pauta

Em uma abordagem proativa, as discussões durante as visitas abrangeram o planejamento para 2024, considerando o cenário em que a gestão do Aeroporto Internacional da Grande Natal, localizado em São Gonçalo do Amarante foi transferida para a Zurich Airport Brasil. A parceria entre a Zurich e as companhias aéreas é crucial nesse contexto, e as recentes interações demonstram um diálogo contínuo para fortalecer a captação de novos voos e o aumento da malha aérea, com o objetivo de aumentar o número de passageiros em 500 mil em 2024.

Durante as negociações, foi enfatizado o engajamento das companhias aéreas no programa "Conheça o Brasil", destacando o evento "Feirão do Turismo" agendado para maio. O Rio Grande do Norte se compromete a participar ativamente desse programa e busca o apoio das companhias aéreas para oferecer voos com preços competitivos e atrativos, alinhando-se às iniciativas do Ministério do Turismo nesse diálogo estratégico. O objetivo é proporcionar opções vantajosas aos consumidores finais e fortalecer o posicionamento do estado como um destino turístico de excelência.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.