Companhia Marginal apresenta espetáculo gratuito em Natal
Natal, RN 30 de abr 2024

Companhia Marginal apresenta espetáculo gratuito em Natal

22 de maio de 2019
Companhia Marginal apresenta espetáculo gratuito em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A peça 'Eles Não Usam Tênis Naique', da Cia Marginal fará temporada gratuita na capital potiguar. Entre os dias 30 de maio e 02 de junho, de quinta a domingo, a Casa da Ribeira receberá a companhia carioca. As sessões acontecerão sempre às 20h, com a retirada de ingressos acontecendo a partir das 19h, na bilheteria da casa.

O espetáculo, que tem direção de Isabel Penoni, está em cartaz há quatro anos e além de ter circulado por mais de 30 municípios em todo o Brasil, chegou a ser encenada em Porto e Lisboa, em 2017. Essa é a primeira vez que a peça vem à Natal. A Cia Marginal é um grupo de teatro carioca com treze anos de existência.

Sinopse

Um conflito geracional entre um pai e uma filha que se reencontram depois de muito tempo. Ele foi traficante nos anos 1980, quando o comércio ilegal de drogas em favelas do Rio de Janeiro ainda mantinha um vínculo moral com a comunidade; ela é uma jovem traficante nos dias atuais. O espetáculo gira em torno de um embate ideológico entre os dois personagens, revelando o impasse que vivem os moradores de favela entre ficar ou sair de um território que ao mesmo tempo os acolhe e os oprime.

Com cinco atores em cena, que se alternam nos dois papéis, ora defendendo a posição da filha, ora a posição do pai, a encenação de Eles não usam tênis naique explora a complexidade do tema do tráfico, encarando-o de diferentes perspectivas, do seu aspecto mais brutal à sua dimensão afetiva. Nesse jogo cênico, em que nenhuma posição é fixa, os atores ainda encontram espaço para debater a questão de sua própria perspectiva, expondo, através de intervenções autobiográficas que perfuram a trama fictícia, a maneira particular como o tráfico atravessa suas vidas.

Sobre a Cia Marginal

Nasceu em 2005, no complexo de favelas da Maré, de um encontro entre artistas de diferentes origens, formações e experiências, que descobriram no teatro e no fazer coletivo a sua forma mais potente de atuação no mundo. Ao longo de sua trajetória, o grupo manteve um núcleo estável de artistas, consolidou uma equipe de colaboradores e produziu quatro espetáculos – Qual é a nossa cara? (2007), Ô, Lili (2011) , In_Trânsito (2013) e Eles não usam tênis naique (2015). O trabalho da Cia Marginal é hoje uma das principais referências do teatro contemporâneo do Rio, tendo recebido em 2014 uma moção de louvor da Câmara Municipal do Rio de Janeiro por “representar o engajamento do teatro nos dias atuais”. A Cia Marginal é formada pelos atores Geandra Nobre, Jaqueline Andrade, Phellipe Azevedo, Priscilla Monteiro, Rodrigo Maré Souza e Wallace Lino; pela produtora Mariluci Nascimento; e pela diretora Isabel Penoni.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.