Mais de um milhão de chilenos marcham contra Piñera
Natal, RN 30 de abr 2024

Mais de um milhão de chilenos marcham contra Piñera

26 de outubro de 2019
Mais de um milhão de chilenos marcham contra Piñera

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

As mobilizações contra o presidente do Chile, Sebastián Piñera, levaram cerca de um milhão de pessoas às ruas da capital Santiago nesta sexta-feira (25), na maior manifestação popular desde a redemocratização no país, segundo a imprensa local. Os manifestantes lotaram as ruas da cidade exigindo a renúncia de Piñera. Os protestos têm como foco a desigualdade social e o sistema neoliberal que vigora no país.

Um vídeo produzido pela Polícia Civil e publicado pela prefeita Karla Rubilar demonstra a amplitude dos protestos, que tomaram Santiago mesmo com a forte repressão que tem aumentado no país, sob ordens de Piñera. Segundo veículos de comunicação chilenos, como o jornal El Desconcierto, a Agência Uno e o Chileokulto, essa é a maior marcha da história do país.

A Prefeitura de Santiago informou que cerca de um milhão de pessoas foram às ruas da capital.

Origem

As manifestações começaram após o anúncio do aumento das passagens do metrô. A pressão popular foi suficiente para Piñera voltar atrás e suspender o reajuste. No entanto, os protestos prosseguiram.

A população denuncia o alto custo de vida, baixos salários, perverso sistema de aposentadoria, semelhante ao que entrará em vigor no Brasil, problemas na saúde e na educação, que não são acessíveis à população toda.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.