Aliado de Robinson, deputado Galeno Torquato usa fake news para minimizar pagamento de folhas atrasadas pelo Governo Fátima
Natal, RN 5 de mai 2024

Aliado de Robinson, deputado Galeno Torquato usa fake news para minimizar pagamento de folhas atrasadas pelo Governo Fátima

2 de fevereiro de 2022
3min
Aliado de Robinson, deputado Galeno Torquato usa fake news para minimizar pagamento de folhas atrasadas pelo Governo Fátima

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Em entrevista no programa Bom Dia CBN, pela rádio CBN Natal, o deputado Galeno Torquato (PSD) criticou o Governo Fátima Bezerra em diversos aspectos e afirmou que a governadora só conseguiu pagar as quatro folhas do funcionalismo deixadas em aberto pela gestão Robinson faria porque "o Governo Federal fez um aporte de 10 bilhões de reais para o Governo pagar os atrasados".

Trata-se de uma fake news, ou seja, uma informação falsa, seja por inocência, ignorância ou má-fé. Não há qualquer registro em órgãos federais que o Governo Federal tenha destinado essa quantia ou qualquer outra para o Estado do RN pagar folhas de servidores em atraso.

Na verdade, a fake news usada por Galeno não é nova. Ainda em 14 de abril de 2021 o repórter Luiz Fernando Menezes, da agência verificadora Aos Fatos, publicou texto apontando que "Não é verdade que o Rio Grande do Norte quitou a folha de pagamentos do funcionalismo estadual com R$ 900 milhões repassados pelo governo federal exclusivamente para o combate à Covid-19, como alegam posts nas redes (veja aqui). Esse valor corresponde apenas aos salários dos servidores da Saúde potiguar em 2020 e não há como determinar a origem dos recursos, segundo o TCE-RN (Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte)". Essa fake news havia sido muito difundida à época.

Antes mesmo disso, em 01 de março de 2021 o site UOL divulgou em reportagem que "Pelo menos 19 governadores assinaram uma carta divulgada hoje na qual contestam o presidente da República, Jair Bolsonaro, por uma postagem na qual ele listou valores que o governo federal teria repassado em 2020 a cada estado. De acordo com o documento, os recursos efetivamente repassados para a área da saúde são uma quantia absolutamente minoritária dentro do montante publicado pelo presidente". Também à epoca, grupos contrários ao Governo divulgaram fake news que o Governo Federal havia repassado quantias ao RN que jamais chegaram aos cofres do Estado, maximizando valores repassados obrigatoriamente.

Galeno na sua declaração passa que o "aporte de 10 bilhões de reais" teria sido enviado ao Governo do RN de uma vez só e com fim específico de pagar salários, o que é uma inverdade. O Governo Federal tem obrigação constitucional de repassar recursos aos Estados em finalidades diversas como Fundeb, ações da área da Saúde e infra-estrutura, divisão de tributos.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.