Ministério da Justiça prorroga permanência da Força Nacional do RN até meados de junho
Natal, RN 30 de abr 2024

Ministério da Justiça prorroga permanência da Força Nacional do RN até meados de junho

15 de maio de 2023
Ministério da Justiça prorroga permanência da Força Nacional do RN até meados de junho

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) vai permanecer no Rio Grande do Norte por mais 30 dias, conforme autorização do Ministério da Justiça publicada no Diário Oficial da União desta segunda (15).

Mais de 800 Agentes chegaram ao Rio Grande do Norte em março, depois de iniciada uma série de ataques criminosos ordenados por uma facção criminosa a prédios e veículos, tanto públicos quanto privados. Segundo o documento, assinado pelo ministro da Justiça Flávio Dino, a Força Nacional permanecerá em território potiguar até 12 de junho.

Motivos

De acordo com as investigações, as péssimas condições nos presídios e a transferência de um líder de facção que estava em isolamento no presídio de Alcaçuz, sem acesso a telefone, nem visitas, estariam entre os motivos para o início dos ataques criminosos registrados tanto em Natal, quanto no interior do Rio Grande do Norte.

O setor de inteligência da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) havia detectado o planejamento de festas para arrecadação de dinheiro que seria utilizado no financiamento dos ataques. Mas, como o plano foi descoberto antes, as festas não chegaram a acontecer, algumas prisões foram realizadas e, desde então, o líder da facção estava em isolamento.

Durante o período dos ataques, várias pessoas foram presas e algumas morreram, entre elas, um policial penal em São Gonçalo do Amarante. Por causa da onda de violência, com o incêndio de alguns ônibus, a frota foi retirada de circulação em Natal e Região Metropolitana durante alguns dias e as aulas foram suspensas nas escolas e universidades.

Saiba+

Tortura, tuberculose e desnutrição no RN: nova perícia em presídios mostra cenário ‘alarmante’

Líder de facção que estava em isolamento em Alcaçuz é transferido para presídio federal

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.