1
UERN vai oferecer em abril curso de extensão sobre aspectos do golpe de 2016
29 de março de 2018

00:00
00:00
Seguindo uma tendência nacional adotada pelas universidades públicas, a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) também vai oferecer um curso de extensão sobre o golpe de 2016 . Neste primeiro momento as aulas vão ocorrer apenas no campus de Mossoró. As matérias serão divididas em três módulos de 8 horas (cada) e envolve professores dos cursos de Direito, História e Comunicação Social. As aulas do curso de extensão “Golpe de 2016: aspectos jurídicos, históricos e midiáticos” começam dia 28 de abril e as inscrições serão divulgadas a partir da próxima semana. Quase 30 universidades federais e estaduais do país vêm oferecendo uma disciplina sobre o mesmo tem em diferentes estados brasileiros.
O primeiro módulo será coordenado pelos professores Humberto Fernandes e Olavo Hamilton e vai abordar os aspectos jurídicos do golpe que retirou do cargo a ex-presidenta Dilma Rousseff. A segunda fase vai mostrar a perspectiva histórica e ficará à cargo dos historiadores Lindercy Lins e Leonardo Rolim. Já os aspectos midiáticos serão tratados em sala de aula pelos professores jornalistas Esdras Marchezan e William Robson Cordeiro, como convidado.
A UERN vem enfrentando um processo de sucateamento agravado no governo Robinson. Os professores seguem com salários atrasados, sem receber o 13º salário. O salário de fevereiro foi concluído nesta quinta-feira (29). No Rio Grande do Norte, a UFRN foi a primeira universidade a oferecer a disciplina. Além do curso de extensão, a matéria foi incluída na grade de pós-graduação do curso de Ciências Sociais. As aulas já começaram e ocorrem todas as sextas-feiras, no auditório do centro de Educação, setor 5. Todas as tentativas de impedir a disciplina no país foram barradas pela Justiça.
SAIBA MAIS:
UFRN é a 9ª universidade do país a criar disciplina sobre o golpe de 2016 e democracia
Justiça nega censura à disciplina criada pela UFRN sobre golpe de 2016 e democracia