CPMI das Fake News pede ao WhatsApp informações de contas banidas da campanha eleitoral 2018
Natal, RN 26 de abr 2024

CPMI das Fake News pede ao WhatsApp informações de contas banidas da campanha eleitoral 2018

30 de outubro de 2019
CPMI das Fake News pede ao WhatsApp informações de contas banidas da campanha eleitoral 2018

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) teve o requerimento 206/2019 aprovado na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito. O documento solicita à empresa WhatsApp o número de telefone e nome dos perfis de todas as contas banidas do aplicativo por suspeita de uso de robôs, disparo em massa de mensagens, disseminação de fake news e discurso de ódio, no período de 15 de agosto de 2018 a 28 de outubro 2018, com a finalidade de identificar contas que tenham atuado na dispersão de notícias falsas durante as eleições de 2018.

“Esse requerimento é importante para identificar as contas usadas pelas empresas de disparo em massa que possivelmente foram contratadas por empresários para propaganda eleitoral. Queremos explicações sobre o funcionamento da rede profissionalizada de produção e distribuição de Fake News utilizada nas eleições e atualmente. Não aceitaremos nada além da verdade”, destacou a parlamentar.

O Tribunal Superior Eleitoral chegou a pedir para as empresas Telefônicas informações sobre os números ligados às companhias denunciadas pela Folha de São Paulo. Levando em consideração que essas empresas podem ter registrado números internacionais. A medida requerida pela deputada chegou a ser sugerida ao TSE pela jornalista que fez a reportagem para a Folha de São Paulo, Patrícias Campos Melo, via Twitter.

CPMI das Fakes News

Comissão Parlamentar Mista de Inquérito destinada a investigar os ataques cibernéticos que atentam contra a democracia e o debate público; a utilização de perfis falsos para influenciar os resultados das eleições 2018; a prática de cyberbullying sobre os usuários mais vulneráveis da rede de computadores, bem como sobre agentes públicos; e o aliciamento e orientação de crianças para o cometimento de crimes de ódio e suicídio.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.