CIDADANIA

Natal aplica Coronavac atrasada em mais de 2,3 mil pessoas que receberam primeira dose nos dias 8 e 9 de abril

A prefeitura de Natal espera aplicar até segunda-feira (24) a segunda dose da Coronavac em mais de 2.300 pessoas que estão com o imunizante em atraso na capital por terem recebido a D1 dias 8 e 9 de abril. Neste domingo (23) serão vacinadas, entre 8h e meio-dia, as pessoas que receberam a primeira dose até 8 de abril e, no dia seguinte, quem recebeu o imunizante até 9 do mês passado.

De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria municipal de Saúde, o contingente de pessoas com a 2D em atrasado esperado amanhã (23) é de 1.856 pessoas. Já as pessoas que receberam o imunizante até 9 de abril e aguardam a 2D é de 526 pessoas.

Após esses dois dias de vacinação, a SMS fará um levantamento de quantas pessoas não foram se vacinar e, com os dados em mãos, farão um planejamento para divulgar novas datas.

– A partir do dia 10 até o dia 17 de abril, varia muito. São cerca de 30 pessoas por dia que precisam se vacinar”, informou a SMS.

Neste domingo (23), além das pessoas com a 2D da Coronavac em atraso, também poderão se vacinar, a partir das 12h até às 16h, as pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos, grávidas e puérperas com comorbidades de qualquer idade, pessoas com deficiência permanente (PCD) também a partir de 18 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BCP) ou pessoa com deficiência permanente a partir de 18 anos com alguma das comorbidades listadas no Programa Nacional de Operacionalização (PNO).

Os locais que atenderão serão os drives Via Direta, UNP da Roberto Freire, OAB, Ginásio Nélio Dias, e todos contam com pontos de pedestres.

Para receber a D2 é necessário apresentar o cartão de vacinação, comprovante de residência de Natal e documento com foto.

“Cada drive de vacinação vai receber no domingo, 500 doses do imunizante Coronavac. O público do dia 08 de abril representa um quantitativo de 1.800 pessoas, já a SMS considerando a perda técnica dos frascos desse imunizante vai destinar ao todo um quantitativo de 2 mil doses”, disse George Antunes, Secretário de Saúde de Natal.

A partir do meio dia os pontos de vacinação também estarão vacinando as pessoas com comorbidades com idade a partir de 18 anos, grávidas e puérperas com comorbidades de qualquer idade, pessoas com deficiência permanente (PCD) também a partir de 18 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BCP) ou pessoa com deficiência permanente a partir de 18 anos com alguma das comorbidades listadas no Programa Nacional de Operacionalização (PNO).

Segunda (24)

Na segunda-feira (24), a SMS Natal completa o esquema vacinal do imunizante Coronavac e irá vacinar todas as pessoas que receberam a primeira dose a partir do dia 9 de abril.

O turno da manhã será destinado exclusivamente para o público que está com a D2 da Coronavac em atraso, além dos cinco pontos de drive , cinco UBS, uma por distrito sanitário ( Pajuçara, Panatis, Candelária, Nazaré e São João), estarão aplicando a D2 da Coronavac.

As outras 30 UBS que realizam vacinação contra Covid 19, estarão funcionando vacinando o público da fase 2 do Plano Nacional de Operacionalização (PNO).

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo