Manifestantes fazem “pedalaço” em protesto contra agressão a ciclista em Natal
Natal, RN 24 de mai 2024

Manifestantes fazem “pedalaço” em protesto contra agressão a ciclista em Natal

13 de agosto de 2021
Manifestantes fazem “pedalaço” em protesto contra agressão a ciclista em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Cerca de 140 ciclistas fizeram uma manifestação simbólica na noite desta quinta (12) e percorreram desde a avenida Prudente de Morais, próximo ao túnel que dá acesso à Arena das Dunas, até a Praça Cívica, no Tirol, para protestar contra a agressão sofrida por um colega no dia anterior. O “pedalaço” foi a forma encontrada pelo grupo para pedir mais respeito e civilidade no trânsito, além de fiscalização na faixa compartilhada para ônibus e ciclistas.

“Infelizmente, nossa cultura é essa. Temos um projeto de visitar as escolas para falar sobre a importância do respeito no trânsito e do uso da bicicleta como transporte. Ele está suspenso por causa da pandemia, mas vamos voltar a fazer as visitas assim que for possível”, conta Cicinho Oliveira, presidente do Bike Club Soltando o Freio.

A agressão que motivou o protesto ocorreu na quarta (11), quando um ciclista foi agredido na mesma avenida Prudente de Morais, de onde partiu a manifestação, depois de denunciar a um agente de trânsito da STTU encontrado durante o percurso, que estava sendo coagido no trânsito por um motorista que seguia, erroneamente, na faixa de compartilhamento exclusiva para ônibus e ciclistas. O agente não adotou qualquer providência e após fazer a denúncia, cerca de 400 metros mais à frente, o ciclista foi surpreendido pelo motorista do carro, que o agrediu fisicamente.

“Infelizmente ainda convivemos com o desrespeito de alguns motoristas e até dos próprios ciclistas, que andam em faixa dupla. Mas, estamos trabalhando nesse processo de educação, sempre exigimos capacete e orientamos sobre as questões de segurança como o uso de sinalização e roupas claras para que sejam vistos mais facilmente pelos motoristas de outros veículos”, explica Cicinho.

Para quem se interessa em trocar o carro pela bicicleta, nem que seja de vez em quando, além das saídas em grupo com os ciclistas mais experientes, o Bike Club Soltando o Freio também tem grupos para iniciantes, que saem pedalando pelas ruas de Natal todas as segundas e quartas.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.