Covid-19: RN tem mais de 74 mil pessoas com 2ª dose em atraso
Natal, RN 28 de mai 2024

Covid-19: RN tem mais de 74 mil pessoas com 2ª dose em atraso

3 de setembro de 2021
Covid-19: RN tem mais de 74 mil pessoas com 2ª dose em atraso

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou que os municípios devem começar nesta sexta (3) a vacinação de gestantes, puérperas e lactantes entre 12 e 17 anos e aproveitou para alertar que o Rio Grande do Norte tem 74.453 potiguares com a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em atraso. O levantamento não leva em conta os casos nos quais a vacinação foi antecipada, o que poderia tornar o número ainda maior.

Em Natal, onde há três casos confirmados da variante Delta, a Sesap já constatou a transmissão comunitária da dessa nova cepa (tipo) da covid-19 e a Secretaria de Saúde do município ainda investiga outros dois casos suspeitos. A Secretaria de Saúde Pública do Estado analisa um total de 36 casos suspeitos em todo o estado. Pesquisas científicas recentes mostram que as vacinas são eficazes contra a variante delta do coronavírus e a imunização pode evitar o contágio e disseminação da doença, o desenvolvimento de casos graves e morte.

Segundo o boletim epidemiológico mais recente da Sesap, divulgado nesta sexta (3), o RN tem 365.395 casos e 7.278 mortes por covid-19 confirmadas. Além disso, ainda há 172.417 casos suspeitos, 101.939 em acompanhamento e 1.333 óbitos em investigação. De acordo com a plataforma RN + Vacina, 80% da população adulta do RN já tomou a primeira dose da vacina contra Covid-19, o equivalente a pouco mais de 2.149.284 potiguares com 18 anos ou mais. Já em relação à segunda dose, 36% dessa mesma população completou o esquema vacinal, o que corresponde a mais de 964 mil pessoas.

No caso de Natal, é possível consultar quem pode se vacinar no dia de maneira atualizada, a situação das filas e documentos necessários através do site https://vacina.natal.rn.gov.br/ . Na manhã desta sexta (3), não havia fila apenas no drive da Arenas das Dunas, no ponto para pedestres do Ginásio do Sesi a fila era moderada e nos demais pontos de vacinação, a plataforma apresentava filas intensas.

Kelly Lima coordenadora de vigilância em saúde da Sesap

Aplicação da 3ª dose começa dia 15

Por causa da circulação da variante Delta no estado, a Sesap começa no próximo dia 15 a aplicação da terceira dose ou dose de reforço da vacina contra a Covid-19 nos idosos acima dos 70 anos de forma escalonada. Inicialmente, a terceira dose será aplicada em idosos a partir dos 99 anos e, nos dias posteriores, a idade será reduzida até alcançar os 70 anos de idade.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.