Grupo do RN participa de evento nacional que reúne empresários para discutir empreendedorismo nas favelas
Natal, RN 20 de mai 2024

Grupo do RN participa de evento nacional que reúne empresários para discutir empreendedorismo nas favelas

19 de novembro de 2021
Grupo do RN participa de evento nacional que reúne empresários para discutir empreendedorismo nas favelas

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O grupo Comunitários Contra a Covid (CCCPotiguar), formado por voluntários de Natal, no Rio Grande do Norte, para atuar junto a pessoas em situação de rua, está entre os convidados do evento Slum Summit G10 Favelas 2021, que reúne os maiores empresários do país para discutir empreendedorismo de impacto social.

O evento, que acontece nesta sexta (19) e sábado (20), terá a participação da empresária Luiza Trajano, da chef de cozinha Paola Carosella, além de líderes comunitários. Os empresários também farão doações para a Campanha Embaixadores Contra a Fome, que tem a meta de arrecadar 100 mil cestas básicas até 29 de dezembro, que serão distribuídas em todo o Brasil.

Jefferson e Ísis com Luiza Trajano, do Magazine Luiza

Nós vamos falar sobre nossa experiência no combate à fome e mitigação da covid em Natal durante um painel hoje (19) à tarde. Em paralelo, eles também estão falando da campanha Embaixadores Contra a Fome, que já teve a doação de vários empresários, como do grupo Gerdau, Magazine Luiza e Luciano Huck, e a meta será atingida”, contou por telefone Jefferson Lúcio, que é Coordenador do CCCPotiguar. Ele viajou para o evento, em São Paulo, acompanhado de Ísis Cristiane, voluntária do grupo no bairro de Nossa Senhora da Apresentação.

O grupo Comunitários contra a Covid (CCCPotiguar) foi formado em março de 2020 por voluntários na Zona Norte de Natal, com o objetivo de ajudar a população carente e em situação de rua nos cuidados de prevenção ao novo coronavírus. No projeto, cada participante torna-se um “Protetor de Rua” e fica responsável por receber as demandas das pessoas de determinado perímetro do bairro. Durante a pandemia, o grupo distribuiu sopas, máscaras de proteção contra a covid-19 e kits informativos. O trabalho começou na Zona Norte da capital potiguar, mas já se estendeu por outras regiões da cidade.

Slum Summit G10 Favelas 2021 I Foto: cedida por Jefferson Lúcio

A proposta é que a comunidade esteja aberta não só à solidariedade passiva, que é aquela na qual a pessoa está apta a receber, mas também a ativa, quando a própria comunidade protagoniza o processo solidário. Ela se cadastra, se filia a essas questões solidárias, passa a fazer um diagnóstico das pessoas que precisam e uma triagem dos mais necessitados para os donativos que chegam através de doação. Além disso, eles querem que a comunidade empreenda, toque algum negócio de sucesso. Em Paraisópolis [5ª maior favela do Brasil localizada na cidade de São Paulo] há vários negócios despontando na área de alimentação, logística, beleza e estética, que está expandido pra outras comunidades de São Paulo e Sudeste do país. Eles querem mostrar que na crise da pra trabalhar com o social, mas também com o empreendedorismo”, revela Jefferson sobre as discussões levantadas pelos empresários no encontro.

Comunitários Contra a Covid durante atividade I Foto: cedida
Comunitários Contra a Covid durante atividade I Foto: cedida
Comunitários Contra a Covid durante atividade I Foto: cedida

Bolsa de Valores das Favelas

Durante o evento, a G10 Favela, que reúne as maiores favelas do país, em parceria com a plataforma DIVIohub, vão lançar uma espécie de “bolsa de valores” da favela. Através do projeto, empresários poderão investir em negócios criados e gerenciados dentro das favelas. Para isso, foram criados dois serviços: o Favela Brasil Express e o G10 Bank.

Com o Favela Brasil Express, a proposta é levar serviços onde os aplicativos existentes atualmente no mercado não conseguem chegar, já o G10 Bank vai financiar pequenos negócios nas comunidades.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.