Programa Mais Médicos tem vagas abertas para municípios do RN
Natal, RN 26 de abr 2024

Programa Mais Médicos tem vagas abertas para municípios do RN

5 de novembro de 2021
Programa Mais Médicos tem vagas abertas para municípios do RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Atualmente com 256 médicos atuantes em 91 municípios do Rio Grande do Norte, o Programa Mais Médicos (PMM) e o Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB) está com dois editais abertos para cidades do interior do Estado. O Edital nº 9 abriu vagas para médicos em 25 municípios e terá o resultado consolidado no próximo dia 9. Já o Edital nº 10, de 15 de outubro, trata da renovação do contrato dos médicos que entraram no programa em 2018, no Ciclo 16.

O Programa Mais Médicos foi instituído em 2013 pela presidente Dilma Rousseff com o objetivo de cobrir os vazios assistenciais da Atenção Primária à Saúde no Brasil, principalmente, nos municípios mais distantes da capital e com populações mais vulneráveis, levando-se em conta os determinantes sociais da saúde. No RN, o Programa começou com 354 médicos, sendo 243 por meio de edital do programa e 111 do Programa de Valorização da Atenção Básica que, posteriormente, foi inserido no PMM/PMMB em 115 municípios.

“Em primeiro lugar, o chamamento é para brasileiros, depois para brasileiros formados no exterior e, quando não são preenchidas todas as vagas, abre-se para intercambistas individuais (médicos estrangeiros). Esse programa revolucionou os territórios da APS, principalmente com a presença dos médicos cooperados que permaneciam integralmente nas equipes, em articulação com os territórios, acolhendo e incluindo as famílias em processos de cuidado que partiam de estratégias de prevenção das doenças e promoção à saúde, reduzindo a medicalização do cuidado e internações por causas sensíveis à APS”, avalia Ivana Fernandes, coordenadora da Comissão Estadual do Projeto Mais Médicos no Estado.

O Programa Mais Médicos foi desenvolvido para atender uma solicitação dos prefeitos, e dentro dele foi criado o Projeto Mais Médicos para o Brasil que prevê o provimento de profissionais para atuar nos chamados vazios assistenciais, com a garantia de pagamento de bolsa e o compromisso de que o município se responsabilize com ajuda de custo para a moradia e alimentação desses profissionais. O programa tem acompanhamento de tutores e supervisores das Universidades Federais como a UFERSA que atua no médio e Alto Oeste (2ª, 6ª e 8ª Regiões de Saúde) e a UFRN com as demais regiões do Estado (1ª, 3ª, 4ª, 5ª e 7ª). Para se inscrever no programa, é preciso entrar na página do Governo Federal.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.