Câmara aprova Lei Paulo Gustavo com anuência do governo federal
Natal, RN 18 de abr 2024

Câmara aprova Lei Paulo Gustavo com anuência do governo federal

24 de fevereiro de 2022
2min
Câmara aprova Lei Paulo Gustavo com anuência do governo federal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Os deputados federais discutiram e aprovaram nesta quinta-feira (24) o Projeto de Lei Complementar 73/21, denominada Lei Paulo Gustavo, que direciona R$ 3,86 bilhões do superávit financeiro do Fundo Nacional de Cultura (FNC) a estados e municípios para fomento de atividades e produtos culturais em razão dos efeitos econômicos e sociais da pandemia de covid-19.

Foram 368 votos favoráveis e 38 contrários, com as bancadas do PSDB e do Novo se opondo à matéria. A base governista concordou com o texto votado.

“Vitória da mobilização! Lei Paulo Gustavo aprovada na Câmara! O texto sofreu mudanças e por isso ainda passará por nova votação no Senado. Sigamos em movimento para que seja votada em regime de urgência e o recurso seja liberado para o setor cultural o mais rápido possível!”, declarou a deputada Natália Bonavides (PT-RN) nas redes sociais.

O RN deve receber em torno de R$ 76 milhões. Se sancionada a lei, a execução descentralizada dos recursos repassados poderá ser feita até 31 de dezembro de 2022, mas se houver algum impedimento em razão de ser ano eleitoral, o prazo será automaticamente prorrogado pelo mesmo período no qual não foi possível usar o dinheiro.

O texto também permite aos entes federados excluírem os recursos recebidos da meta de resultado primário, mudando a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00). O nome do PL homenageia o ator e humorista Paulo Gustavo, que faleceu vítima de covid em maio de 2021 causando grande comoção.

Em 2021, o Senado já havia aprovado o projeto apresentado pelo líder do PT na Casa, senador Paulo Rocha (PA), e subscrito por outros senadores.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.