Depois que moradores do bairro de Ponta Negra, área nobre e turística de Natal, denunciaram que o bairro estava “atolado na merda”, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) emitiu uma nota afirmando que o problema foi ocasionado pelo excesso de chuva em caiu sobre a capital potiguar no início do mês de julho.
Segundo a Companhia, a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) 3 fica próxima a uma lagoa de captação de água de chuva que transbordou e se infiltrou na Estação, fazendo com que as águas das chuvas fossem bombeadas junto ao esgoto. Segundo a Caern, o problema teria sido resolvido na última quarta (20).
Confira a denúncia dos moradores:
Ponta Negra atolada na merda: moradores denunciam falhas e saturamento do sistema de esgoto no bairro mais turístico de Natal
Confira a nota da Caern na íntegra:
A Caern esclarece que a situação na Estação Elevatória de Esgotos (EEE) Ponta Negra 3 foi ocasionada pelo excesso de chuvas que caíram em Natal desde o início de julho. A referida EEE encontra-se adjacente a uma lagoa de captação de águas pluviais, que transbordou durante esse período. O volume de chuva chegou a 303 mm na primeira semana do mês e se infiltrou para dentro da Estação.
O nível da lagoa não baixou durante mais de uma semana, fazendo com que as águas das chuvas fossem bombeadas na EEE junto ao esgoto. Isso gerou um aumento de vazão e sobrecarregou as bombas de esgotos, que trabalharam de forma ininterrupta.
A Companhia tomou as medidas necessárias para o conserto das bombas, bem como, instalou uma bomba provisória. Sobre a situação é válido dizer que foi sanada na quarta-feira (20).
Também é importante destacar que as lagoas de captação fazem parte do sistema de drenagem e não estão sob responsabilidade da Caern.