Caern diz que esgoto nas ruas de Ponta Negra foi provocado por excesso de chuva
Natal, RN 13 de abr 2024

Caern diz que esgoto nas ruas de Ponta Negra foi provocado por excesso de chuva

25 de julho de 2022
2min
Caern diz que esgoto nas ruas de Ponta Negra foi provocado por excesso de chuva

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Depois que moradores do bairro de Ponta Negra, área nobre e turística de Natal, denunciaram que o bairro estava “atolado na merda”, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) emitiu uma nota afirmando que o problema foi ocasionado pelo excesso de chuva em caiu sobre a capital potiguar no início do mês de julho.

Segundo a Companhia, a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) 3 fica próxima a uma lagoa de captação de água de chuva que transbordou e se infiltrou na Estação, fazendo com que as águas das chuvas fossem bombeadas junto ao esgoto. Segundo a Caern, o problema teria sido resolvido na última quarta (20).

Confira a denúncia dos moradores:

Ponta Negra atolada na merda: moradores denunciam falhas e saturamento do sistema de esgoto no bairro mais turístico de Natal

Confira a nota da Caern na íntegra:

A Caern esclarece que a situação na Estação Elevatória de Esgotos (EEE) Ponta Negra 3 foi ocasionada pelo excesso de chuvas que caíram em Natal desde o início de julho. A referida EEE encontra-se adjacente a uma lagoa de captação de águas pluviais, que transbordou durante esse período. O volume de chuva chegou a 303 mm na primeira semana do mês e se infiltrou para dentro da Estação.

O nível da lagoa não baixou durante mais de uma semana, fazendo com que as águas das chuvas fossem bombeadas na EEE junto ao esgoto. Isso gerou um aumento de vazão e sobrecarregou as bombas de esgotos, que trabalharam de forma ininterrupta.

A Companhia tomou as medidas necessárias para o conserto das bombas, bem como, instalou uma bomba provisória. Sobre a situação é válido dizer que foi sanada na quarta-feira (20).

Também é importante destacar que as lagoas de captação fazem parte do sistema de drenagem e não estão sob responsabilidade da Caern.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.