Polícia Civil prende suspeito de estuprar criança em shopping de Natal
Natal, RN 27 de abr 2024

Polícia Civil prende suspeito de estuprar criança em shopping de Natal

30 de julho de 2022
6min
Polícia Civil prende suspeito de estuprar criança em shopping de Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente de Natal prendeu na noite desta sexta-feira (29) Luiz Augusto Cavalcante Vale, 42 anos, suspeito de ter praticado o crime de estupro de vulnerável num shopping da zona sul da capital. O crime aconteceu em um sábado, dia 09 deste mês, por volta das 18h30min. O suspeito teria obrigado um menino de 10 anos a praticar atos sexuais com ele no interior de um banheiro de um shopping na zona sul de Natal.

Pelas imagens colhidas pela equipe de investigação da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente de Natal (DPCA), é possível verificar que o suspeito permaneceu 32 minutos no interior do banheiro e que ele deixa o local vestindo uma camisa diferente daquela que estava usando quando entrou.

Em menos de 24 horas após a divulgação das imagens do suspeito pela imprensa, a Polícia Civil identificou e representou pela prisão preventiva de Luiz Augusto, que foi deferida pelo juízo plantonista.

De posse do mandado judicial, os policiais civis localizaram o suspeito adentrando um estabelecimento bancário, no bairro de Lagoa Nova, momento em que lhe foi dada voz de prisão. O suspeito foi conduzido à delegacia especializada e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil orienta as pessoas que foram vítimas do suspeito e o reconhecerem, a comparecerem na DPCA, para as providências cabíveis, bem como solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

O Caso
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte divulgou, na quinta-feira (28), imagens de câmeras de segurança fornecidas por um shopping localizado na zona sul de Natal, com o objetivo de identificar o suspeito de um crime de estupro de vulnerável.

O crime aconteceu em um sábado, dia 09 deste mês, por volta das 18h30min. O suspeito teria obrigado um menino de 10 anos a praticar atos sexuais com ele no interior de um banheiro de um shopping na zona sul de Natal.

Pelas imagens colhidas pela equipe de investigação da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente de Natal (DPCA), é possível verificar que o suspeito permaneceu 32 minutos no interior do banheiro e que ele deixa o local vestindo uma camisa diferente daquela que estava usando quando entrou.

Após a divulgação das imagens, a Polícia Civil recebeu várias denúncias com fotos do homem. Horas após divulgar as imagens do suspeito, a titular da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente de Natal, Igara Rocha, comunicou em vídeo que já existia a "identificação desse investigado”.

Em vídeo, ela informou que após levantamento, foi verificado que ele respondeu a dois inquéritos policiais pelo mesmo tipo penal, estupro de vulnerável. Segundo a delegada, ele chegou a ser preso em flagrante nas outras situações, em 2012 e 2017 e as vítimas eram também crianças.

Importunação sexual contra jovens cresce 213% no RN

Apenas nesta semana, pelo menos três casos envolvendo estupro e importunação sexual de vulnerável tornaram-se públicos no Rio Grande do Norte. Os crimes ocorreram em espaços públicos de muita circulação, como shoppings e supermercados. Pelos dados estatísticos da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine), no caso de importunação sexual, a maior quantidade de vítimas está na faixa etária que vai dos 12 aos 17 anos, cujos casos passaram de 15, no primeiro semestre de 2021, para 47 no mesmo período de 2022, o que representa um aumento de 213,3%.

Ao todo, os casos de importunação sexual aumentaram 97,8% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. No caso das crianças entre 0 e 11 anos, foram registrados 6 casos em 2021 e 15 em 2022 (aumento de 150%). Já entre jovens com idade dos 18 aos 24 anos, foram 27 casos no ano passado e 40 em 2022 (aumento de 40%). Na faixa entre os 25 e 29 anos, os casos passaram de 7 para 18 (aumento de 157%); entre as pessoas dos 30 aos 34 anos, foram registrados 11 casos no primeiro semestre de 2021 e 22 no mesmo período de 2022 (aumento de 100%); e na faixa dos 35 aos 64 anos, os registros passaram de 21 para 30 (alta de 42,9%).

Ainda sobre os casos de importunação sexual, houve queda apenas no registro da faixa etária das pessoas com 65 anos de idade ou mais. Foram dois casos registrados em 2021 e um em 2022, o que representa uma baixa de 50%.

Segundo a Coine, entre 2020 e 2021, o número de estupros de vulnerável no RN passou de 380 para 438. Mesmo considerando apenas os dados de janeiro a junho, os casos continuam apontando uma tendência de alta. No total, foram registrados 171 casos no primeiro semestre de 2020, 212 em 2021 e 213 no mesmo período de 2022.

Estupro – Também houve aumento dos casos de estupro no Rio Grande do Norte, que passaram de 299 entre janeiro e junho de 2021 para 321 no mesmo período de 2022. Em janeiro os casos passaram de 45 para 36, em fevereiro de 33 para 41, em março de 42 para 75, em abril de 60 para 47, em maio de 59 para 62 e em junho de 60 para 51.

SAIBA MAIS
Suspeito de estuprar criança em shopping de Natal já respondeu por outros casos do mesmo crime

Vídeo: Polícia Civil divulga imagens de suspeito de estuprar menino de 10 anos em shopping de Natal

Vídeo: Mãe denuncia caso de homem que teria filmado partes íntimas da filha em shopping de Natal

Importunação sexual contra jovens entre 12 e 17 anos cresce 213% no RN

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.