Arte e conhecimento se encontram neste domingo (4) no Projeto Florindo o Beco
Natal, RN 26 de abr 2024

Arte e conhecimento se encontram neste domingo (4) no Projeto Florindo o Beco

4 de setembro de 2022
3min
Arte e conhecimento se encontram neste domingo (4) no Projeto Florindo o Beco

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Manter viva a história do samba e do movimento cultural da cidade. É com este objetivo que arte e conhecimento se encontram neste domingo (4), a partir das 15h, no Projeto Florindo o Beco com Rosas na Cartola e Projeto Prometeu.

Eu sou da área do direito e meu TCC na UFRN foi a relação do direito com a arte. Minha meta é aproximar o direito da arte para fortalecer a cena cultural, porque na minha pesquisa vi que Natal, não só do ponto de vista administrativo, mas da questão do direito, não se se aproxima da arte, assim como o artista também não se aproxima do direito. E o resultado disso é um cenário muito inseguro, muito fraco e que não está aproveitando a potência que tem”, afirmou o advogado Claudio Rocha ao falar sobre o projeto que nasce agora, o Prometeu - Direito, Arte & Cultura.

A partir dessa constatação, o projeto busca ser uma ponte de conexão entre o entendimento do artista e seus Direitos. Visando também, o fortalecimento da arte e da cultura natalense.

E aí a gente tem uma relação muito legal com as meninas do Rosa, a gente foi conversando sobre isso e elas propuseram esse projeto da gente ocupar o Beco da Lama com muitos samba raiz, choro, aquele produto de qualidade, que tem um sabor diferenciado que é um projeto de samba capitaneado por duas mulheres e estão fazendo um trabalho muito bonito”, explicou Cláudio sobre o Florindo o Beco.

Florindo Beco é o nascimento do Projeto Prometeu com o Rosas na Cartola, que é um grupo idealizado e produzido por mulheres tocando no Beco da Lama”, disse a professora de música Brígida Paiva, idealizadora do grupo de samba raiz e choro brasileiro Rosas Na Cartola.

O projeto é produzido por mulheres e traz a proposta de manter a cultura tradicional do samba brasileiro, tendo em seu repertório Cartola, Noel Rosa, Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, Leci Brandão, Beth Carvalho, Nelson Cavaquinho, Nilze Carvalho, Elza Saores, Tereza Cristina entre tantos outros, especialmente mulheres, que representam a história do samba.

Esse projeto surge em homenagem ao cantor e compositor Agenor de Oliveira, o Cartola, e faz referência à música As Rosas não Falam”, esclareceu Brígida.

O grupo norteriograndense foi idealizado em outubro do ano de 2018 por Brígida Paiva, com a parceria de Gláucia Wanderley, cantora e percussionista que já atuava no cenário do samba potiguar e, apartir de 2020, entra na produção do Rosas Na Cartola. A partir de suas vivências, iniciaram pesquisas sobre os movimentos culturais do samba na cidade de Natal e perceberam que poderiam contribuir com a arte. Gláucia foi premiada esse ano como a melhor percussionista do estado do Rio Grande do Norte.

Florindo o Beco será gratuito, com o patrocínio do Seduza Natal.

Serviço

Data: 04/09/22.

Local: Lama Bar - Beco da Lama.

Horário: 15 horas Roda de Conversa com Prof. Cláudio Rocha.

Às 16 horas Roda de Samba com Rosas Na Cartola.

Este é um projeto independente, idealizado e produzido por RNC Produçoes Culturais

(Rosas Na Cartola) e Projeto Prometeu.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.