Português Hugo Cruz lança livro “Práticas Artísticas, Participação e Política” em Natal
Natal, RN 26 de abr 2024

Português Hugo Cruz lança livro “Práticas Artísticas, Participação e Política” em Natal

22 de setembro de 2022
3min
Português Hugo Cruz lança livro “Práticas Artísticas, Participação e Política” em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Encontro Internacional de Artes Cênicas do Rio Grande do Norte terá nesta sexta-feira (23) o lançamento do livro “Práticas Artísticas, Participação e Política”, do pesquisador e escritor português Hugo Cruz. O evento será realizado no Sesc Rio Branco, no bairro da Cidade Alta, às 18h, com bate-papo mediado por Isabela Umbuzeiro, doutora em Artes e professora da Universidade Federal de Pernambuco.

Para construir esse trabalho, o autor analisou 23 grupos teatrais, que atuam em contextos comunitários, envolvendo 332 pessoas no Brasil e Portugal, durante quatro anos.

O livro, publicado pela Editora Hucitec, discute os elementos fundamentais dessas práticas, bem como como as propostas de intervenção social têm recorrido às linguagens artísticas para implementar alternativas aos modelos tradicionais de ação comunitária. A obra é referência especialmente para artistas, educadores, agentes culturais e pesquisadores.

Hugo Cruz é criador, programador cultural e investigador no CIIE - Universidade do Porto e CHAIA Universidade de Évora. Outras publicações de destaque do autor são “Arte e Comunidade” (2015) e “Arte e Esperança” (2019).

ENCONTRO

Em sua 14ª edição, o Encontro Internacional de Dança Contemporânea ampliou os espetáculos artísticos e se transformou no Encontro Internacional de Artes Cênicas do RN. O evento tem a participação de espetáculos locais, nacionais e internacionais de dança, teatro e circo, tudo oferecido gratuitamente para a população.

A programação começou em 14 de setembro, na cidade de Mossoró, passando para Natal no último dia 19, onde segue até a sexta, 23.

Nesta quinta-feira (22) serão apresentados os espetáculos Pin Dor Ama: Primeira lição, de Dori Nigro e Paulo Pinto (Portugal/PT) e Corpos Turvos, do CIDA – Coletivo Independente Dependente de Artistas (Natal/RN).

Já no encerramento do Encontro de Artes Cênicas, na sexta-feira, serão três espetáculos: A Casatória c'a Defunta, Cia Pão Doce (Mossoró/RN), A Farsa, Cia. A Máscara de Teatro (Mossoró/RN) e Pequenos Abismos, Circo Bordô (Natal/RN).

Em todos os dias, antes dos espetáculos, acontece a Mostra Internacional de Videodança, com curtas produzidos no Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e África.

O Encontro Internacional de Artes Cênicas do RN conta com patrocínio dos Hotéis Holliday In e Praiamar Express Hotel, através da Prefeitura do Natal e Lei Djalma Maranhão. Conta com apoio do SESI, Fecomércio, Sesc RN, UERN e Ufersa. A realização é de Diana Fontes – Direção e Produção Cultural.

Serviço | Lançamento do livro: “Práticas Artísticas, Participação e Política”, de Hugo Cruz
Sesc Rio Branco (Cidade Alta/Natal) - 18h
Entrada gratuita.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.