Lula amplia diferença para Bolsonaro: 51% a 42%, aponta nova pesquisa Ipec
Natal, RN 26 de abr 2024

Lula amplia diferença para Bolsonaro: 51% a 42%, aponta nova pesquisa Ipec

10 de outubro de 2022
2min
Lula amplia diferença para Bolsonaro: 51% a 42%, aponta nova pesquisa Ipec

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A nova rodada de pesquisa feita pelo Ipec (ex-Ibope) para o segundo turno das eleições presidenciais mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 51% das intenções de voto, ante 42% de Jair Bolsonaro (PL). 

Os nove pontos percentuais do petista o colocam numa leve ampliação da margem em relação ao atual presidente. Na última pesquisa Ipec, divulgada em 5 de outubro, Lula tinha os mesmos 51%, mas Bolsonaro tinha 1% a mais e caiu na pesquisa divulgada nesta segunda-feira (10).

Já nos votos válidos, quando são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos, a vantagem de Lula aumenta. Ele aparece com 55%, e Bolsonaro, 45%. A consideração dos votos válidos é o procedimento utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na hora de divulgar o resultado oficial da eleição.

O levantamento foi feito entre sábado (8) e segunda-feira (10) e entrevistou 2 mil pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Bolsonaro tem mais reprovação que aprovação

A pesquisa Ipec mostrou ainda que Bolsonaro tem uma reprovação superior à sua aprovação. Entre os entrevistados, o presidente possui 41% de avaliações negativas — quando a gestão é avaliada como ruim ou péssima — e 38% de avaliações positivas — àqueles que dizem que o governo é ótimo ou bom. Os que consideram a gestão regular são 19%.

Presidente lidera em rejeição

Jair Bolsonaro também tem uma rejeição superior a de Lula, mostra a Ipec. O levantamento aponta que 48% dos eleitores brasileiros não votariam no atual presidente de jeito nenhum. Entre aqueles que dizem que não dariam voto para Lula de nenhuma maneira, o índice é de 42%.

Entre aqueles que dizem que vão votar em Lula com certeza, o percentual é de 46%, enquanto o de Bolsonaro é 38%.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.