CIDADANIA

Startup natalense chega na final do Programa BNDES Garagem

Samanta Aires e Nathanael Derick foram ao Rio de Janeiro para representar a Game Mind na final. Foto: Acervo Game Mind.

Por Karen Edyanne

A startup Game Mind Studios, vinculada à incubadora Inova Metrópole, do Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), participou, na última quarta-feira (8) da etapa final da ação de fomento a startups do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A empresa foi ao Rio de Janeiro para participar do Programa BNDES Garagem.

A iniciativa do BNDES tem o objetivo de desenvolver e incentivar o empreendedorismo no país a partir do apoio dado às startups. O programa busca negócios de impacto que possam contribuir para a resolução de desafios sociais ou ambientais. E foi a partir dessa identificação que a Game Mind decidiu se inscrever no edital disponibilizado pelo Banco.

A startup propõe uma nova abordagem educacional com a criação da plataforma online de jogos digitais para aprendizagem de disciplinas básicas, produto que foi apresentado na final do Programa.

“Nosso principal produto é essa plataforma de jogos educacionais para português e matemática com foco em alfabetização” diz Samanta Aires, CEO da empresa. Ela adiciona que foram pensados games parecidos com os quais as crianças já estão acostumadas, mas evidenciando o formato educacional de modo explícito e orgânico para que o aprendizado aconteça junto da diversão.

A ação do Banco iniciou com 20 startups em etapa de criação e cinco foram até a final, com a Game Mind entre elas. Mesmo sem ganhar o primeiro lugar no evento, Samanta não esconde a alegria e satisfação de ter realizado a participação no programa com sua equipe. “Nosso objetivo principal no programa era chegar na final para ter uma maior visibilidade. Então ficamos muito felizes e orgulhosos de termos cumprido esse desafio, pois todos os projetos do programa são incríveis”, afirma.

Startups se apoiam no Programa BNDES Garagem. Foto: Lívia Barreto.

O BNDES Garagem é uma iniciativa de aceleração e conta com dois ciclos: o de Criação, para empresas em fase de ideação, e o de Tração, destinado aos negócios já em desenvolvimento. A Game Mind fez inscrição no edital de Criação e Samanta ressalta que foi alcançado o objetivo de acelerar a ideia. “Conseguimos acelerar a empresa nesse período para lançar o Mínimo Produto Viável (MVP), fazer validação com potenciais usuários e, principalmente, iniciar ali esse processo de vendas”, completa.

E eles não pretendem parar por aí: após a atuação no programa, a empresa pretende continuar acelerando de forma orgânica e participar de mais ações que apoiam startups.

“A gente planeja também aplicar para o ciclo de Tração, caso o programa continue ativo. Também estamos acompanhando a abertura de editais que achamos interessantes de participar, mas o foco principal da empresa, hoje, é a finalização da plataforma e jogos para lançamento em abril”, revela a CEO da Game Mind.

A Game Mind Studios foi fundada em 2020 por Samanta Aires, Nathanael Derick e Alexandre Ribeiro. Ela se define como uma spin-off acadêmica, ou seja, uma iniciativa que derivou de projetos de pesquisa e mestrado desenvolvidos no IMD em 2020. Considerando-se um estúdio de games especialista em educação, a empresa amadureceu e hoje está na produção do AVANTASIA, jogo educacional que proporciona o aprendizado a partir da perspectiva de quatro personagens principais.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Previous ArticleNext Article