Seminário de Artes Visuais acontecerá sábado na Pinacoteca
Natal, RN 13 de jul 2024

Seminário de Artes Visuais acontecerá sábado na Pinacoteca

14 de abril de 2023
3min
Seminário de Artes Visuais acontecerá sábado na Pinacoteca

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A sociedade civil, entidades das artes visuais e espaços culturais promovem Seminário de Artes Visuais nos dias 14 e 15 de abril. O evento promete ser um espaço importante de reflexão do setor acerca das políticas públicas para as artes visuais no estado do Rio Grande do Norte. A programação, pensada de maneira coletiva e transversal aos diversos fazeres e realidades do segmento, é aberta para participação de todos os profissionais da cadeia produtiva das artes visuais, incluindo-se artistas, técnicos, curadores e pesquisadores. A abertura do seminário acontecerá na sexta-feira (14/04), às 19h, de forma online e durante todo o sábado (15/04), das 08h às 17h, as atividades serão realizadas presencialmente no salão nobre da Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte.

Durante o seminário, serão debatidos pontos de grande interesse do segmento, como a ativação dos espaços expositivos de equipamentos culturais, programas de arte-educação, políticas voltadas a manutenção de ateliês e espaços culturais além de amplos debates sobre fomento ao setor, tendo em vista a Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo. Após o encontro, será consolidado um documento de sugestões do setor acerca das políticas públicas para as Artes Visuais (em toda a sua complexidade e diversidade) a ser encaminhado para a Secretaria Extraordinária de Cultura e a Fundação José Augusto.

O evento tem o apoio do Governo do estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto e dos mandatos da deputada federal Natália Bonavides, deputada estadual Isolda Dantas, depuptado estadual Francisco do PT e vereadora de Natal Brisa Bracchi,

PROGRAMAÇÃO - SEMINÁRIO DE ARTES VISUAIS 2023

ONLINE - 14/4/2023 (sexta-feira):
19h às 21h - Mesa de Abertura: Sistema da Arte, diagnósticos e desafios do Rio Grande do Norte.

PRESENCIAL PINACOTECA - 15/04/2023 (sábado):
8h às 8h30 - painel 1 - Fomento e políticas públicas;
8h30 às 9h - painel 2 - Equipamentos culturais públicos e museus;
9h às 9h30 - painel 3 - Formação, pesquisa e arte educação;
9h30 às 10h - painel 4 - Espaços independentes, ateliês e colecionismo;
- Divisão em Grupos de Trabalho (para debater e formular sugestões e documentos pertinentes à temática para compartilhar com as instituições relevantes para a temática)
10 às 12h:
GT1 - Fomento e políticas públicas;
GT2 - Equipamentos culturais públicos e museus;
14h às 16h:
GT3 - Formação, pesquisa e arte educação;
GT4 - Espaços independentes, ateliês e colecionismo;
16h às 17h - Retorno para apresentação dos GTS, sistematização de documentos e conformação da nova Comissão representativa.

Endereço do evento: Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte, Praça Sete de Setembro, S/N, Cidade Alta, Natal, Rio Grande do Norte.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.