Marco Zero e Unicap lançam curso sobre os desafios do jornalismo independente no Nordeste
Natal, RN 26 de abr 2024

Marco Zero e Unicap lançam curso sobre os desafios do jornalismo independente no Nordeste

28 de maio de 2023
Marco Zero e Unicap lançam curso sobre os desafios do jornalismo independente no Nordeste

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Começam hoje as inscrições para o curso “Jornalismo Independente no NE: desafios e soluções”, uma realização da Marco Zero Conteúdo em parceria com o Mestrado de Indústrias Criativas da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) que tem o objetivo de fortalecer institucionalmente organizações de jornalismo no Nordeste. A iniciativa conta com o apoio da OAK Foundation e do (IFPIM) International Fund for Public Interest Media.

Ao todo, serão disponibilizadas 30 vagas: 25 delas para profissionais de organizações de jornalismo independente que atuem na região Nordeste e de iniciativas que fazem parte do Mapa da Mídia Independente e Popular de Pernambuco; e 5 vagas para estudantes de comunicação que estejam entre o sétimo e oitavo períodos.

Os interessados podem se inscrever até 9 de junho pelo Sympla.

O curso está organizado em quatro rodadas, que contemplam temas essenciais de empreendedorismo e gestão de negócios jornalísticos:
Rodada 1: Formalizando o jornalismo independente
Dias: 14 e 15/06/2023 das 19h às 22h

Rodada 2: Presença digital – o que você precisa saber sobre o mundo digital
Dias: 27, 28 e 29/06/2023 das 19h às 22h

Rodada 3: O poder da indústria criativa
Dias: 11, 12 e 13 de julho de 2023 das 19h às 22h

Rodada 4: Construção de projetos e captação de recursos
Dias: 25, 26 e 27/07/2023 das 19h às 22h

Os encontros serão online, pelo Google Meet. Cada organização tem direito a uma vaga. No entanto, pode haver rodízio de profissionais para cada encontro, desde que seja previamente apontado no formulário de inscrição.

Mentoria e bolsa

Após a finalização do curso, as organizações participantes concorrerão a uma nova fase da iniciativa. Nela, serão selecionadas até três organizações participantes para um processo de mentoria e financiamento da formalização (um ano de endereço fiscal, taxas de cartório, regularização na Secretaria da Fazenda, entre outros custos); até cinco organizações para construção, publicação e distribuição nas redes sociais de uma matéria especial com bolsa no valor de R$ 2 mil para cada organização; e até cinco organizações para desenvolver um projeto de captação de recursos para execução conjunta.
Para aplicar para o programa de mentoria, é necessário ter participado de pelo menos 80% das aulas das rodadas iniciais e ser de um coletivo ou organização jornalística com no mínimo um ano de existência.
Acesse o edital completo. As dúvidas sobre o programa devem ser encaminhadas ao email [email protected].

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.