Com PAC 3, Governo do RN promete estado totalmente abastecido de água e conectado à internet até 2026
Natal, RN 22 de abr 2024

Com PAC 3, Governo do RN promete estado totalmente abastecido de água e conectado à internet até 2026

14 de agosto de 2023
5min
Com PAC 3, Governo do RN promete estado totalmente abastecido de água e conectado à internet até 2026

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Um Rio Grande do Norte com acesso à água e à internet para todos é o que promete a Governadora Fátima Bezerra (PT) para o seu segundo mandato. Projetos serão realizados com recursos oriundos do PAC 3, a terceira edição do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, lançado dia 11 de agosto.

Para esses e outros projetos estruturantes a serem realizados no estado serão destinados 45,1 bilhões. O montando advém do Governo Federal e de Parcerias Público-Privadas, os PPPs.

Os projetos são considerados uma “nova virada na economia do Rio Grande do Norte, uma nova configuração para o estado” de acordo com Virgínia Ferreira,  Secretária de Planejamento (Seplan) e também coordenadora das obras do PAC no RN.

Para a Governadora Fátima, “o PAC 3 é um marco transformador para o Brasil e para o Rio Grande do Norte”.  Segundo ela, “a pauta da infra-estrutura e da segurança hídrica foi muito bem contemplada nesse PAC”.

Água para Todos

Com objetivo de garantir segurança hídrica, ou seja, água de qualidade e em quantidade para a população potiguar, o Governo do Estado realizará uma série de projetos a partir do Água para Todos.

Estão inclusas nos recursos do PAC 3, as obras de conclusão da transposição do Rio São Francisco com a construção do ramal Apodi, de conclusão da Barragem de Oiticica e de construção de sistemas adutores nas regiões Seridó e Agreste do estado.

Ramal do Apodi 

O Ramal do Apodi prevê o abastecimento hídrico por meio da transferência de água do Rio são Francisco para os reservatórios e sistemas estratégicos locais, abastecendo cerca de 50 municípios potiguares, entre eles Mossoró.

Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, as águas do Velho Chico serão transportadas, a partir da estrutura de controle do Reservatório de Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, no RN, em uma extensão aproximada de 115 quilômetros.

A obra está em cerca de 12% de execução e além do Rio Grande do Norte beneficia os estados do Ceará, Pernambuco e Paraíba.

Barragem de Oiticica

A Barragem de Oiticica será o segundo maior reservatório de água do estado, abastecendo até 2 milhões de habitantes com irrigação de até 10 mil hectares, além do controle das cheias na região do Seridó. 

Com obras previstas para serem concluídas ainda em 2020, a construção está sendo finalizada com cerca de 94% de execução. A Governadora Fátima Bezerra afirma que até janeiro de 2024 a barragem será entregue ao povo potiguar.

Infovia potiguar

Além de água, o Governo do Estado promete levar internet para todas as partes do RN. Para Fátima Bezerra, “é impossível avançar num projeto de desenvolvimento sustentável sem infraestrutura tecnológica de conectividade”.

Segundo o Governo do Estado, o projeto está em andamento e após a sua finalização o RN estará conectado com uma completa rede de fibra óptica que atenderá mais de 3 milhões de pessoas. O investimento é de R$ 220 milhões a partir de Parceria Público-Privada.

Nesse sentido, a governadora afirma que “no início do ano que vem o RN será provavelmente o primeiro estado a declarar sua rede estadual de ensino 100% conectada, o que significa 575 escolas com Wi-Fi”.

Mas além das escolas, até 2026 “o RN será 100% conectado, a internet não chegará só nas cidades potiguares, mas nas zonas rurais, nos sítios. Internet de qualidade, banda-laga de qualidade”, conclui Fátima Bezerra .

PAC 3

O Programa de Aceleração do Crescimento no Rio Grande do Norte ainda prevê a construção de um novo Hospital de Urgências, Emergências em Trauma e Neurocirurgia entre os municípios de Natal e Parnamirim. O projeto está sendo elaborado pelo Banco Mundial, com valor estimado de 190 milhões.

Também a duplicação e adequação de capacidade da BR-304, de Macaíba até as imediações com o Ceará, com projeto no valor estimado de 3 bilhões; a retomada do Minha Casa Minha Vida com R$ 2,1 bilhões; e a construção do Porto-Indústria Verde, para a produção e venda de energias renováveis (eólica onshore e offshore, hidrogênio verde, e-metanol, amônia verde. O porto-industria será implementado entre os municípios de Caiçara do Norte, São Bento do Norte e Galinhos, com valor estimado de 5 bilhões.

Para a governadora, os projetos incluídos no PAC para o Rio Grande do Norte “são de caráter estruturante, voltados para o bem-estar e a sustentabilidade, promovendo o desenvolvimento econômico com inclusão social”.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.