CIDADANIA

Prefeita de Jandaíra é a única do RN a participar de reunião com BNDES sobre financiamento a cidades mais sustentáveis

Marina Marinho, prefeita de Jandaíra I Foto: reprodução redes sociais

Das 12 prefeitas de todo o país convidadas pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) para participar, nesta terça (29), de uma reunião na qual se discutiu o desenvolvimento de uma nova economia, mais sustentável, nas cidades administradas por mulheres, a prefeita do município de Jandaíra, Marina Dias Marinho, foi a única representante do Rio Grande do Norte.

O encontro com a diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello, foi articulado pelo Instituto Alziras e teve apenas 12 prefeitas de quatro regiões do país: Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Além de Marina Dias Marinho, de Jandaíra (RN), também participaram da reunião: Moema Gramacho (PT), prefeita de Lauro de Freitas (BA); Professora Elcione (PTB), prefeita de Igarassu (PE); Lucielle Laurentino (União), prefeita do município de Bezerros (PE); Camila Machado (PP), prefeita de Sirinhaém (PE); Francineti Carvalho (PSDB), prefeita de Abaetetuba (PA); Fernanda Hassem (Sem Partido), prefeita de Brasiléia (AC); Eliene Liberato (PSB), prefeita de Cáceres (MT); Paula Lemos (PSD), prefeita de Barretos (SP); Margarida Salomão (PT), prefeita de Juiz de Fora (MG); Jussara Menicucci (PSB), prefeita de Lavras (MG); e Fátima Pacheco (Sem Partido), prefeita de Quissamã (RJ).

A meta do BNDES é provocar uma mudança cultural ao investir nas cadeias produtivas locais e em áreas como saneamento básico, recursos hídricos, saúde, educação, conectividade, energias limpas, recuperação de áreas degradadas e adaptação a eventos climáticos extremos, para criar uma lógica econômica mais centrada nas pessoas e preservação da natureza.

A preocupação do banco é de, também, evitar a interrupção dos projetos por causa da descontinuidade dos ciclos políticos.

Quem é Marina Marinho?

Marina Dias Marinho foi eleita prefeita do município de Jandaíra em 2020, aos 31 anos, pelo MDB, com 60,19% dos votos do eleitorado do município, num total de 2.755 votos. Ela derrotou Wdagno Sandro, que ficou em 2º lugar com 39,81% dos votos (1.822 votos).

Ela é advogada e a primeira mulher a ser eleita prefeita da cidade de Jandaíra. Em agosto de 2021 Marina deixou o MDB e filiou-se ao PT.

Em maio, Jandaíra recebeu o selo “Município Amigo da Vacina”, oferecido pelo Ministério Público do RN aos municípios que conseguiram alcançar a meta de 95% de vacinação contra a poliomielite.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Sensatus, em julho deste ano, apontou que Marina tinha quase 90% (89,50%) de aprovação à frente da prefeitura.

Imagem do encontro de 12 prefeitas com o BNDES I Foto: reprodução redes sociais
Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Previous ArticleNext Article