Pesquisa para traçar perfil da juventude potiguar será lançada no próximo dia 19
Natal, RN 12 de abr 2024

Pesquisa para traçar perfil da juventude potiguar será lançada no próximo dia 19

17 de setembro de 2023
2min
Pesquisa para traçar perfil da juventude potiguar será lançada no próximo dia 19

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Compreender o perfil e os desafios enfrentados pela juventude potiguar. Este é objetivo da "Pesquisa Perfil da Juventude Potiguar” que será lançada no próximo dia 19 de setembro, a partir das 14h, como parte da programação do Encontro de Validação da 4ª Conferência Estadual de Juventude, que ocorre na Escola de Governo, Centro Administrativo.

A iniciativa do Observatório da População Infanto-Juvenil em Contextos de Violência (OBIJUV) e a Agenda Jovem Fiocruz (AJF), ​​em parceria com a Subsecretaria de Juventude do Rio Grande do Norte (SEJUV), quer traçar um perfil dos jovens de 15 a 29 anos residentes no estado do Rio Grande do Norte, abrangendo dimensões do desenvolvimento humano e comunitário, bem como questões relacionadas ao acesso a direitos e políticas públicas.

Para isso, uma equipe formada por estudantes e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai aplicar questionários nas escolas públicas da rede estadual, em universidades e Institutos Federais do estado para identificar as diversas identidades de jovens e como estão distribuídas no território do Rio Grande do Norte, incluindo a juventude rural, mulheres, estudantes, negra, LGBT, entre outros.

A expectativa é mapear as formas de experimentação da vivência juvenil e o acesso aos direitos pelos jovens, abordando temas como cultura, educação, esporte, lazer, álcool, drogas e acesso à justiça, além de grupos, organizações, redes, fóruns e outros espaços de participação dos jovens no Rio Grande do Norte.

A partir do resultado da pesquisa, o grupo quer propor ferramentas avançadas para o desenvolvimento de políticas específicas, baseadas em nossos interesses, preocupações, necessidades e demandas dos jovens.

Os resultados desta pesquisa representaram um importante instrumento para aperfeiçoar e elaborar políticas públicas externas para a juventude, marcando um primeiro marco na coleta e análise de dados sobre este significativo segmento societário no estado do Rio Grande do Norte. O conhecimento adquirido contribuirá de maneira crucial para a criação de políticas mais eficazes, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento pleno dessa parcela fundamental da população”, afirma o grupo em comunicado à imprensa.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.