Pobrefobia: Pedro Balduíno ilustra HQ inspirada em Júlio Lancellotti
Natal, RN 16 de mai 2024

Pobrefobia: Pedro Balduíno ilustra HQ inspirada em Júlio Lancellotti

7 de novembro de 2023
4min
Pobrefobia: Pedro Balduíno ilustra HQ inspirada em Júlio Lancellotti
Imagem: capa/ ilustração de Wagner Loud

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Conversas do Padre Júlio Lancellotti com pessoas em situação de rua foram adaptadas para histórias em quadrinhos no livro “Pobrefobia - Vivências das ruas com Padre Júlio Lancellotti”. Uma delas é ilustrada pelo artista Pedro Balduíno, carioca radicado em Natal.

A obra será lançada pela Editora Draco na Comic Con Experience (CCXP 2023), em São Paulo, de 30 de novembro a 3 de dezembro, e o último dia de pré-venda é esta quarta-feira (8). A cada exemplar adquirido na campanha de financiamento coletivo do Catarse, R$ 5 serão doados para os projetos assistenciais da Paróquia de São Miguel Arcanjo, no bairro da Mooca, em São Paulo, onde o padre atua. Além disso, serão distribuídos 500 exemplares a pessoas em vulnerabilidade.

O título “Pobrefobia” remete ao termo “aporofobia”, cunhado por Adela Cortina, professora de Ética e Filosofia Política da Universidade de Valência, que descreve medo, rejeição e hostilidade direcionados às pessoas pobres e à pobreza.

O roteirista Rogério Faria acompanhou encontros organizadas pelo religioso em São Paulo, escreveu histórias que podem ajudar a combater estigmas associados à pobreza e convidou seis artistas para ilustrá-las. Além de Balduíno, assinam as imagens Laura Athayde, Lila Cruz, Luiza Lemos, Raphael Salimena e Danilo Dias. A capa é ilustrada por Wagner Loud e há também texto exclusivo escrito por Júlio Lancellotti.

Padre Júlio Lancellotti, por Pedro Balduíno.

De religiões diversas, autores participam do projeto com caráter humanitário, diz Pedro Balduíno: “Acredito que o trabalho do Padre Júlio é um dos mais importantes realizados no país. Não apenas pelo caráter humanitário, mas por todo empenho educativo de divulgar a aporofobia como um dos problemas mais sérios que enfrentamos no Brasil atualmente. O país passou por muita coisa e vivemos em tempos desumanos, em que valores morais são corrompidos e invertidos e o desrespeito e a intolerância são vistos como norma geral em alguns grupos, o que gera violência e riscos para diversos outros grupos.”

Pedro, que é graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, considera iniciativas como o livro “uma forma de usar a arte para divulgar mais ainda a importância desse ativismo em defesa de pessoas em situação de risco”.

Isso porque dá protagonismo a quem muitas vezes é invisibilizado na sociedade. “É um trabalho muito bacana, muito importante, que coloca histórias, realidades e sensibilidades num holofote que não é comum de vermos. E esta é uma das formas mais relevantes de se usar a arte para promover empatia, um valor que está tão em falta hoje em dia.”, ressalta o artista, elogiando o projeto, a editora, com a qual tem feito parcerias desde 2021, e os colegas que participam junto. “São vários artistas incríveis, numa Editora que faz um trabalho sensacional e eu tô muito honrado de ter recebido esse convite”.

Balduíno é natural do Rio de Janeiro, formado pela UFRN e fixou residência em Natal em 2019.

Pedro Balduíno é autor de “Os Mongos Estão Levando as Nossas Coisas” (Editora Fortunella), com seu irmão, o autor e músico Daniel Balduino; “Havia Uma Mancha de Vermelho-Sangrento” e “Antigos Passos Vazios”, ambos do selo Ilustração Livrada; além de ter participado de outras coletâneas.

A ilustração dele para Pobrefobia ainda não foi liberada, mas há histórias já disponíveis na página da campanha. É o caso de "Neide", uma mãe que encara o preconceito nas ruas ao tentar comprar achocolatado para o filho. A Arte é de Laura Athayde:

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.