Sem conseguir Codevasf, Ivan Jr. vira chefe de gabinete de deputado
Natal, RN 2 de mar 2024

Sem conseguir Codevasf, Ivan Jr. vira chefe de gabinete de deputado

21 de dezembro de 2023
1min
Sem conseguir Codevasf, Ivan Jr. vira chefe de gabinete de deputado
Ex-prefeito de Assú era indicação de Agripino para a estatal, mas críticas ao PT o afastaram do cargo | Foto: reprodução Instagram

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O ex-prefeito de Assú e ex-candidato a vice-governador, Ivan Júnior (UNIÃO), é o chefe de gabinete do deputado federal Benes Leocádio (UNIÃO) desde outubro. No primeiro semestre, ele era cotado para assumir o comando estadual da  Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), mas viu sua indicação naufragar por ter feito críticas duras a Lula e ao PT no passado.

No sistema da Câmara dos Deputados, Ivan Júnior aparece como comissionado do gabinete de Benes desde 17 de outubro. O chefe de gabinete recebeu um salário bruto de R$ 11.174,94 em novembro.

No ano passado, o ex-prefeito compôs como candidato a vice-governador a chapa encabeçada por Fábio Dantas, que contou com o apoio do ex-ministro e senador eleito Rogério Marinho (PL). A chapa terminou a corrida em segundo lugar e perdeu ainda no primeiro turno para a governadora reeleita Fátima Bezerra (PT).

Neste ano, o ex-senador José Agripino, líder estadual do União Brasil, indicou Ivan para assumir a superintendência regional da Codevasf. Foi a forma que o PT buscou para tentar atrair o União para a base aliada no Congresso e aumentar o apoio em Brasília.

A recomendação, entretanto, causou tensão por declarações públicas do ex-prefeito em que relacionou Lula à corrupção.

“O governo de Lula [foi um] desastre de governo, foi um desastre o governo de Dilma”, chegou a dizer em uma entrevista de 2022.

Com o naufrágio da indicação e o incômodo gerado dentro do PT, a saída encontrada pelo União Brasil foi alocar o político no gabinete de Benes Leocádio. Nesta semana, por exemplo, Ivan Júnior se reuniu com o Sindicato de Guardas Municipais do Estado do RN (Sindguardas) representando o mandato federal.

A diretoria do sindicato pediu intermediação de Benes junto ao prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, para retomada e avanço das negociações com o Sindguardas. A entidade também tratou sobre uma emenda parlamentar para reforma e ampliação do Centro Administrativo da Guarda Municipal de Natal.

Enquanto isso, Ivan Júnior se movimenta em outra frente. Longe da Prefeitura de Assú desde 2016 e fazendo oposição ao atual prefeito Gustavo Soares, o chefe de gabinete pode se candidatar novamente ao Executivo municipal no ano que vem. Na pesquisa AgoraSei sobre a sucessão em Assú divulgada nesta segunda-feira (18), ele aparece em terceiro lugar num cenário contra o governista Lula Soares e contra a vice-prefeita Fabielle Bezerra. Sem Fabielle, Ivan sobe para segundo, atrás somente de Lula.

Superintendente da Codevasf é presidente de clube de tiro

Desde 15 de setembro o superintendente da Codevasf no Rio Grande do Norte é Lindberg Natal Barbosa Tinôco, presidente do Clube de Tiro de Natal (CTN). Formado em administração de empresas, Tinôco é cunhado de Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa potiguar, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo.

“A indicação de Tinôco ao cargo foi acertada entre Ferreira e integrantes da União Brasil na Câmara dos Deputados, segundo autoridades que acompanharam as negociações”, informou o veículo.

Confira nota enviada por Ivan Júnior:

"Primeiramente, essa questão da CODEVASF não passou de especulação. Nunca foi meu desejo assumir qualquer cargo vinculado à Fátima. Com relação ao cargo que ocupo hoje na chefia de gabinete do deputado Benes, se trata de uma longa história de trabalho que tenho com o deputado. Inclusive há anos somos filiados ao mesmo partido, tanto no Republicanos como agora no União.

Recebi esse convite de Benes em janeiro. Reconheço que é um mandato muito atuante, onde vi a oportunidade de poder contribuir não só com Assú, mas também com todo o RN. Então é uma grande honra fazer parte desse mandato e acredito que o convite tenha partido devido a toda nossa experiência durante 8 anos como gestor público e que nos credencia tecnicamente para o cargo. Fui o único gestor de Assú reconhecido nacionalmente pelo Sebrae como Prefeito Empreendedor. Toda essa experiência nos credencia para essa missão.

Esse é um trabalho que gosto de fazer e que estou diariamente atuando no mandato para, junto ao deputado Benes, pensar em ações importantes para beneficiar o povo potiguar. Também temos a honra de representar o deputado em várias ocasiões importantes para o estado. E por que eu gosto desse trabalho? Porque é muito gratificante trabalhar para o povo. Durante toda a minha história, trabalhei pensando no melhor para o povo, e hoje não seria diferente.

A única compensação que tenho é ver o resultado desse trabalho fazendo a diferença na vida das pessoas.

Qualquer coisa além disso é só mais uma tentativa do grupo adversário de tentar desconstruir o nosso trabalho. Mas a minha resposta será sempre a mesma: trabalhar ainda mais pelo povo potiguar!"

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.