É Quarta de Cinzas e a folia não para no Rio Grande do Norte
Natal, RN 21 de abr 2024

É Quarta de Cinzas e a folia não para no Rio Grande do Norte

14 de fevereiro de 2024
2min
É Quarta de Cinzas e a folia não para no Rio Grande do Norte
O tradicional bloco Baiacu na Vara é a atração na Redinha, em Natal. Foto: Reprodução/Blog Josean Dantas

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Não é porque o Carnaval vai chegando ao fim que a animação vai esfriar. No Rio Grande do Norte, ainda tem mais folia prevista para esta Quarta-feira de Cinzas. Há festas e blocos na programação oficial de carnaval em algumas regiões do estado, como em Natal e na praia de Pipa, em Tibau do Sul. 

Na zona Norte da capital, o carnaval recomeça nesta quarta-feira (13), a partir das 9h, com a saída do tradicional bloco Baiacu na Vara. O grupo acorda e arrasta foliões retardatários da praia da Redinha, em direção ao Palco do Largo do Buiú, na praça do Cruzeiro. O Baiacu junta milhares de foliões para homenagear os blocos de rua e profissionais que trabalharam durante o carnaval.

A trupe de foliões sai da Praça do Cruzeiro ao som de frevo, marchinhas e sambas antigos, percorrendo as ruas e vielas do bairro, voltando ao ponto de partida. Segundo Cristina Medeiros, fundadora do bloco, a ideia surgiu em 1990 e o Baiacu foi o nome escolhido por se tratar de um peixe engraçado. O bloco marca o encerramento da programação oficial da festa em Natal. No entanto, a animação adentra a tarde. Além do Baiacu na Vara, também estão programados o Bloco dos Garis e apresentação de Frevo de Xico.

Já Pipa ostenta a fama do maior after carnavalesco do estado na Quarta de Cinzas. A rua principal do vilarejo é tomada por foliões, ficando impossível transitar de carro pela via. O pico ocorre no finzinho da tarde, mas a festa segue até meia-noite. Há bandas tocando  antigas marchinhas carnavalescas, bares e restaurantes com atrações internas. Tudo resulta em um bom e autêntico carnaval de um dia só. É comum os homens se vestirem de mulher para destacar ainda mais a atmosfera carnavalesca. A folia é feita por locais e turistas, que entram no espírito da festa. 

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.