Linguagem na Lata: potiguares promovem linguística na internet
Natal, RN 29 de fev 2024

Linguagem na Lata: potiguares promovem linguística na internet

4 de fevereiro de 2024
3min
Linguagem na Lata: potiguares promovem linguística na internet
Fotos: divulgação do projeto Linguagem na Lata

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O meio digital como instrumento para difusão e melhor entendimento do idioma e suas implicações na linguagem. Esse é um dos eixos do projeto de extensão Linguagem na Lata , que, por meio de canal no Youtube, busca popularizar a ciência estudada no Departamento de Letras (LET), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Assuntos de gramática, literatura, texto acadêmico e linguística são abordados pelos integrantes, buscando desmistificar a falsa ideia de que o português é uma língua rebuscada na literatura e difícil de se falar conforme a norma culta.

A ideia central da iniciativa é combater a desinformação e despertar o interesse na língua portuguesa. A iniciativa foi dos professores  Paulo Henrique Duque, Alessandra Castilho, Patrícia Botelho, Nelson Ferreira e Ana Virgínia Rocha, em 2018, quando não encontraram na plataforma de vídeos canais com esse foco.

Reunião para elaboração de roteiros (da esquerda para a direita: Nelson, Alessandra, Duque e Patrícia)

“Naquele período, numa consulta ao Youtube, verificamos que não havia canais voltados para se divulgarem estudos linguísticos e literários. Diante desse cenário, pensamos em criar um canal do curso de Letras, a fim de divulgar o que fazemos no âmbito da Linguística e da Literatura e de tornar os temas dessas áreas acessíveis ao grande publico”, lembra o professor Paulo Henrique.

A expressão "na lata" quer dizer "de forma direta", "sem rodeios”. Temas complexos aparecem de forma acessível e divertida nas gravações, que são feitas a partir de roteiros elaborados pelos grupos participantes. 

Veja exemplo de vídeo em que a professora explica diferença entre advérbio e conjunção:

https://www.youtube.com/watch?v=2kvW3jEGoNA

“Aos poucos, os professores e alunos de Letras foram se envolvendo. Hoje, temos um espaço em que transmitimos lives, oficinas, entrevistas, cursos e eventos.”, explica o docente, ressaltando que a proposta foi muito bem recebida por todos.

Segundo Duque, desde que o canal começou, muita coisa mudou. “Hoje há centenas de canais voltados para a popularização da linguística e da literatura, impulsionados principalmente pela pandemia”, atesta.

O canal conta com uma série de oficinas; veja live sobre coesão e coerência textuais:

https://www.youtube.com/watch?v=QuT2YaU_O7Q

Projeto de extensão da UFRN usa a maior plataforma de streaming da internet para descomplicar as regras e entendimento da língua portuguesa.  Denominada Linguagem na Lata, a iniciativa é do curso de Letras e visa facilitar o entendimento da norma culta e regras gramaticais de forma descontraída, por meio de oficinas e aulas, disponibilizadas em canal do YouTube.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.