No Rio Grande do Norte, os encantos estão por todos os cantos
Natal, RN 24 de fev 2024

No Rio Grande do Norte, os encantos estão por todos os cantos

10 de fevereiro de 2024
5min
No Rio Grande do Norte, os encantos estão por todos os cantos
Foto: Reprodução/Portal Marcio no Mundo

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Longe do litoral e adentrando mais para o interior, não há nada tão igual e charmoso que as serras do Agreste Potiguar. São locais que possuem natureza exuberante, clima frio, serras e picos desenhados pela ação do tempo e dos ventos. A indicação vai para Serra de São Bento e Monte das Gameleiras.

A Serra de São Bento, situado no alto das serras do Agreste Potiguar, oferece aos visitantes clima frio, gastronomia e artesanato são destaques na cidade, encantando visitantes de várias partes do Brasil. Esportes de aventura são realizados em com guiamento de profissionais especializados e condutores locais, intérpretes da natureza e da cultura regional.

O lugar une o charme da serra, o frio característico e o turismo de aventura. É possível desbravar os recantos do município e se deparar com a Capela Medieval. Localizada no sítio Jucá, a igrejinha é uma atração com seu estilo medieval feito em pedra. A entrada é totalmente gratuita, e se pode comprar lembrancinhas em uma loja próxima. Para quem gosta de aventura, a pedida é a Tirolesa Serra do Carcará, localizada na divisa com o estado da Paraíba. A tirolesa tem 420 metros de extensão e é uma das únicas do interior do Rio Grande do Norte.

Os aventureiros também vão gostar das Trilhas da Serra. Diversas trilhas são possíveis de fazer para ter contato direto com a natureza. Explorar as serras do agreste potiguar é possível de jipe ou a pé nas trilhas da Pedra do Empurrão, do Cruzeiro, da Pedra do Eco, da Pedra da Trouxa e do Tanque do General. Lembre-se de verificar a disponibilidade e fazer reservas diretamente com as pousadas e restaurantes para garantir uma estadia e refeições agradáveis em Serra de São Bento.

Lounge embaixo da Pedra do Sapo. Foto: Reprodução/Portal Marcio no Mundo

E, por incrível que pareça, um dos maiores atrativos da Serra é um estabelecimento comercial, um bar-restaurante instalado bem embaixo de uma pedra. O Lounge Pedra do Sapo é um empreendimento na Pousada Villas da Serra. O local tem música ao vivo e oferece petiscos e pizzas no cardápio. O funcionamento acontece exclusivamente aos sábados, mas é aberto também para não-hóspedes da pousada.

No Monte das Gameleiras

Subindo mais um pouco a serra, chega-se a Monte das Gameleiras, uma pequena cidade repleta de belezas de encher os olhos dos visitantes. A tranquilidade, o clima diferenciado e o povo acolhedor fazem desse lugar um refúgio para os amantes e apreciadores da natureza. A simplicidade da vida cotidiana da gente do interior, a crença religiosa, lendas e mitos, causos e contos populares, são ingredientes que nos levam a uma experiência turística inesquecível nesse pedacinho encantador do interior do Rio Grande do Norte. É uma experiência única para os visitantes.

Hospedagem ao estilo holandês. Foto: Divulgação/Pousada Pedra Grande

Situado a 500 metros acima do nível do mar, o município proporciona um clima fresco e agradável, especialmente durante o inverno. As temperaturas já registraram mínimas de 13°C, o que, só de pensar, chega a ser um refresco nesses tempos de calorão.  Rodeado por montes e verdes florestas, Monte das Gameleiras oferece vistas deslumbrantes. As serras da Macambira e de São Bento fazem parte desse cenário. O lugar é perfeito para quem busca vivenciar o turismo rural, ao conhecer fazendas e sítios locais, participar da ordenha de vacas, colheita de frutas e produção de queijos artesanais.

Vale visitar a Capela Nossa Senhora da Boa Saúde, uma igreja encantadora com arquitetura singular. Já o Mirante do Cruzeiro é o melhor ponto para apreciar vistas panorâmicas da região, imperdível para fotos e contemplação, enquanto as trilhas são feitas na Reserva Roteiro na Serra, a pé ou em excursões de off-road, quadriciclo e 4WD. Tudo vale para descobrir a natureza exuberante da região. Desfrute da tranquilidade, do ar puro e da beleza natural. Monte das Gameleiras é um refúgio para quem busca paz e conexão com a natureza.

As serras potiguares, sobretudo as da região Agreste, proporcionam paisagens naturais, ecoturismo e aventura para deseja conhecer lugares de charme.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.