Projeto Vale Sustentável realiza limpeza em praias e rios no RN
Natal, RN 26 de mai 2024

Projeto Vale Sustentável realiza limpeza em praias e rios no RN

19 de março de 2024
2min
Projeto Vale Sustentável realiza limpeza em praias e rios no RN
Imagem: Reprodução/Vale Sustentável

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Nesta terça (19) e na sexta-feira (22), o Projeto Vale Sustentável realiza atividades de limpeza em praias e rios do Rio Grande do Norte. As atividades vão envolver estudantes, professores e colaboradores de escolas municipais, além dos moradores e agricultores locais.

Nesta manhã de terça, a limpeza ocorre na Praia do Presídio, no município de Guamaré (RN). Já na sexta, também pela manhã, a limpeza será no Rio Piranhas - Açu, no município de Carnaubais (RN).

O Projeto Vale Sustentável, que já tem 10 anos de atuação, é executado pela Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA), em parceria com a Petrobras, e atua nos municípios de Areia Branca, Alto do Rodrigues, Assú, Carnaubais, Guamaré, Galinhos, Macau, Serra do Mel e Porto do Mangue. O Vale Sustentável também atende 25 comunidades rurais. “O projeto vem transformando a realidade ambiental e social de várias regiões do estado do Rio Grande do Norte”, afirma Elisângelo Fernandes, geógrafo, mestre em ciências ambientais e coordenador do projeto.

De acordo com Fernandes, o projeto vem mobilizando centenas de pessoas em vários municípios do estado, com o intuito de criar uma consciência ecológica, como aquela voltada à conservação da água.

Dentre as atividades do Vale Sustentável, estão o reflorestamento de áreas degradadas, fortalecimento da agricultura familiar, a implantação de hortas agroecológicas, arborização de áreas urbanas e rurais e a promoção da educação ambiental. O coordenador ressalta a relevância da ação que acontece nesta semana: “A água é um recurso natural, escasso e que deve ser preservado para as presentes e futuras gerações”, argumenta. 

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.