RN lança Safra 2024 do Algodão Agroecológico
Natal, RN 27 de mai 2024

RN lança Safra 2024 do Algodão Agroecológico

19 de março de 2024
2min
RN lança Safra 2024 do Algodão Agroecológico
Foto: Reprodução

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este ano, o Projeto Algodão Agroecológico Potiguar completa quatro anos de existência. O lançamento da Safra/2024 aconteceu nesta terça-feira (19), no Mercado da Agricultura Familiar, localizado no bairro de Lagoa Nova, em Natal.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (Sedraf/RN), a produção de mais de 400 toneladas em pluma e 170 mil quilos em rama na safra de 2023 conferiu ao estado o título de maior produtor de algodão orgânico certificado do Brasil.

Segundo Alexandre Lima, secretário da Sedraf, o Projeto tem por objetivo central resgatar o cultivo de algodão em base agroecológica.

“Esse algodão é todo produzido sem agrotóxico, sem veneno. E isso possibilita que as famílias produzam de forma sustentável”, ressalta.

O evento marca o início do calendário de cultivo, beneficiamento e comercialização do algodão agroecológico potiguar para a safra 2024/2025. Na última safra, o projeto contou com a participação de mais de 800 agricultores que cultivaram cerca de 750 hectares, em mais de 100 municípios. Como explica a Sedraf, as famílias que participam do programa já iniciam os plantios com a venda da produção garantida. “Existe um pré-contrato que garante que a família, ao plantar o algodão, já tenha toda a sua produção comercializada”, explica Lima.

Assim como nos anos anteriores, o plantio do algodão será feito de forma consorciada a culturas como milho, feijão, sorgo e gergelim. Lembrando que o uso de 50% da área para cultivos alimentares é obrigatório, sendo um dos critérios para a certificação agroecológica e contribuindo também para a segurança alimentar dos participantes.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.