Flávio Gameleira lança livro “Gameleira do Alto”, próxima sexta (05), na UFRN
Natal, RN 23 de abr 2024

Flávio Gameleira lança livro "Gameleira do Alto", próxima sexta (05), na UFRN

3 de abril de 2024
3min
Flávio Gameleira lança livro

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por Ana Laura Alvarenga

No próximo dia 5 de abril, às 15h, na Livraria Cooperativa Cultural Universitária, situada no Centro de Convivência do Campus Central da UFRN, o autor Flávio Gameleira lançará seu mais recente livro: "Gameleira do Alto". Este evento marca não apenas o lançamento de uma obra literária, mas também um encontro para celebrar e explorar as raízes culturais do sertão nordestino.

O livro é um mergulho nas tradições e saberes que atravessam gerações na região conhecida como Alto Oeste do Rio Grande do Norte. Secas, enchentes, pestes e até uma pandemia são vivenciadas pelas tradicionais famílias retratadas neste recorte, aplicável principalmente aos admiradores da tradição oral popular do Nordeste do Brasil.

"Gameleira do Alto" surgiu de uma experiência pessoal única: a gravação de depoimentos do avô de Flávio, realizada há mais de trinta anos. Esse material, inicialmente registrado em uma fita cassete, é a base do livro que resgata e valoriza as memórias e tradições das famílias do município de Gameleira.

"O livro foi gestado há mais de trinta anos, a partir de uma fita cassete com depoimentos do meu avô, piadas, histórias e lembranças. Esse material foi o ponto de partida para uma jornada de pesquisa e escrita que resultou neste livro único, repleto de crônicas, histórias e até mesmo piadas, sempre com a temática do sertão nordestino".

Além da escrita, Flávio Gameleira também se aventurou no mundo da ilustração para complementar a obra. Durante o período da pandemia, ele começou a desenhar, buscando uma forma de expressar visualmente as paisagens, personagens e atmosfera do sertão. Utilizando nanquim, o autor desenvolveu uma série de desenhos em preto e branco que capturam a essência e a beleza da região de Pau dos Ferros.

Além de "Gameleira do Alto", Flávio Gameleira - que é mestre em desenvolvimento e sustentabilidade - também é autor de diversas outras obras que exploram diferentes aspectos da cultura e história nordestina. Entre essas obras, destacam-se "200 anos da viagem de Henry Koster pelo RN", lançado em 2017, "Karitós em viagem pelo Brasil", que retrata uma viagem de padres e seminaristas pelo país em 1963 e 1964, e "Veredas do Padre João Maria", uma obra que traça a trajetória dessa figura histórica do Rio Grande do Norte, desde o sertão até o litoral. Essas obras demonstram a versatilidade e o compromisso de Flávio Gameleira em explorar e preservar a rica história e cultura nordestina em suas criações literárias.

Para o autor, "Gameleira do Alto" é uma homenagem aos mais antigos e uma forma de incentivar os mais jovens a valorizar e conhecer suas raízes.

SERVIÇO:
Lançamento do Livro "Gameleira do Alto: Notas genealógicas, histórias e crônicas" (RN Editora, 2023).
Data | 05 de abril (sexta-feira)
Local | Livraria Cooperativa Cultural Universitária, Centro de Convivência - Campus Central da UFRN.
Horário | 15h

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.