IERN Natal inicia matrículas para ensino médio; veja como ter acesso
Natal, RN 30 de mai 2024

IERN Natal inicia matrículas para ensino médio; veja como ter acesso

29 de abril de 2024
3min
IERN Natal inicia matrículas para ensino médio; veja como ter acesso
Foto: Catarina Lima

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A primeira unidade do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN), em Natal, inicia as matrículas nesta segunda-feira (29). As vagas são destinadas a estudantes transferidos da rede estadual e novos estudantes para os cursos técnicos em Química e em Redes de Computadores. As matrículas devem ocorrer através do portal do SIGEduc, disponível em www.sigeduc.rn.gov.br.

Serão oferecidas, neste primeiro momento, um total de 160 vagas divididas entre os dois cursos: 112 vagas — equivalente a 70% do total — especificamente para estudantes que estão matriculados na rede estadual e que desejam transferir-se de outras escolas estaduais. Já 48 vagas restantes, correspondentes a 30% da oferta, serão destinadas a novos estudantes que concluíram o ensino fundamental ou que provêm de outra rede de ensino, seja pública ou privada.

As inscrições para a transferência de alunos da rede estadual seguem até 3 de maio deste ano. Já o período de matrícula para novos estudantes ocorrerá de 6 a 10 de maio. Após essas fases, o resultado final será publicado no dia 13 de maio e o estudante poderá efetivar a matrícula até o dia 16 de maio na própria sede do IERN Natal, localizado na avenida Capitão-Mor Gouveia, bairro de Bom Pastor. As atividades escolares começam em 17 de maio.

A seleção dos candidatos seguirá os mesmos critérios do SIGEduc já aplicados na rede estadual. A distribuição das vagas visa manter um equilíbrio entre os estudantes que já fazem parte do sistema estadual de educação e aqueles que buscam uma nova oportunidade de ingresso, destacou o governo do estado.

“Este é um passo importante no processo de melhoria da nossa educação, ampliando também as oportunidades para capacitação e formação de mão de obra em nosso estado”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

“Com a abertura dessas novas vagas no IERN, estamos oferecendo aos nossos jovens uma formação integrada e diversificada, que prepara o estudante tanto para o ensino superior quanto para o mundo do trabalho. Nosso objetivo é continuar a fortalecer e a inovar no setor educacional, assegurando que todos os jovens tenham as ferramentas necessárias para construir um caminho de sucesso”, disse a secretária de Educação do RN, Socorro Batista.

Oferta acadêmica

A unidade do IERN Natal oferecerá dois cursos técnicos integrados ao ensino médio. Os cursos serão divididos em turmas de tempo parcial, com uma carga horária de 3000 horas, e turmas de tempo integral, com uma carga horária de 4000 horas.

As escolas seguem um modelo semelhante ao dos Institutos Federais (IF). A unidade de Natal contará com 12 salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, espaços de convivência, quadra poliesportiva e bloco administrativo. Em sua capacidade máxima, poderá atender cerca de 1.500 estudantes.

Ao todo, serão 12 unidades dos IERNs no estado, distribuídas em Natal, Touros, São José de Mipibu, Tangará, Santana do Matos, Jardim de Piranhas, Campo Grande, Alexandria, Umarizal, São Miguel, Mossoró e Areia Branca.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.