Terminal das Rocas abandonado por cinco linhas do Seturn foi reformado no ano passado
Natal, RN 6 de mai 2024

Terminal das Rocas abandonado por cinco linhas do Seturn foi reformado no ano passado

5 de abril de 2023
4min
Terminal das Rocas abandonado por cinco linhas do Seturn foi reformado no ano passado

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O Terminal das Rocas, de onde o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (SETURN) retirou as linhas 46, 51, 52, 54e56, havia sido reformado há pouco tempo pela Prefeitura de Natal.

De acordo com o registro do município, a reforma estava 90% concluída em agosto do ano passado. A obra contemplava os serviços de pintura, adequação nas instalações elétricas, hidrossanitárias, acessibilidade e revisão da cobertura.

Ao todo, a Prefeitura de Natal tinha investido R$ 256.701,00 na melhora do Terminal. O prazo da reforma era de 120 dias, com previsão de entrega para primeira quinzena de setembro de 2022. Porém, nós não encontramos a data precisa de conclusão dos trabalhos no site ou redes sociais da Prefeitura de Natal. A Agência Saiba Mais também entrou em contato com a Secretaria de Mobilidade Urbana da capital (STTU), que não atendeu nossas ligações, nem respondeu nossas mensagens.

De acordo com os técnicos do Setrurn, sindicato que representa os empresários do setor, o bairro das Rocas vai continuar com oferta de ônibus adequada com as linhas 25, 33, 35, 37, 38, 43, 59, 75 e 84, que fazem cerca de 300 viagens em dias úteis.

No entanto, os moradores reclamam que estão sendo obrigados a percorrer longas distâncias a pé por falta de transporte público, o que se agrava no horário da noite. Estudantes universitários denunciam que estão descendo na Avenida Rio Branco, no bairro vizinho da Cidade Alta, e descendo a pé para as Rocas, por falta de ônibus para completar o trajeto.

Terminal das Rocas durante execução da reforma I Foto: STTU
Terminal das Rocas durante execução da reforma I Foto: STTU

Os empresários do setor, que chegaram a alegar insegurança para tentar justificar a retirada das linhas, dizem que o grande problema é econômica, com a queda no número de passageiros.

"Agora em maio, nós teremos o reajuste dos motoristas, teremos também o aumento do óleo diesel e a prefeitura se recusa a tornar público quanto custa o serviço de transporte, desde 2019 se utiliza a mesma planilha de custos quando sabemos que houve redução de demanda e aumento de custos. O município contratou um estudo para ajustar a rede e calcular o custo do serviço. E não divulga os dados desse estudo, nem muito menos lança o edital de licitação. Se a prefeitura não trouxer esse custo para o debate público, haverá um risco de colapso, porque já dissemos, e a prefeitura sabe disso internamente, que o custo do serviço é muito superior ao que se arrecada. Esse processo de falência é lento e gradual, não ocorre da noite para o dia, vem ocorrendo há anos, pois desde 2010 se aguarda a realização da licitação", aponta Augusto Maranhão Filho, coordenador jurídico do Seturn.

Cerca de 40 mil pessoas devem ser prejudicas com a retirada das linhas 46, 51, 52, 54 e 56, de acordo com o vereador Eribaldo Medeiros, que tentou intermediar um acordo junto com o deputado estadual Ubaldo Fernandes, na reunião entre a STTU, o Seturn e moradores das Rocas, na manhã desta terça (04), quando foi discutidas a perda das linhas para os moradores do bairro.

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