Pesquisadores da obra de José Saramago debatem em Natal legado do escritor
Natal, RN 24 de jul 2024

Pesquisadores da obra de José Saramago debatem em Natal legado do escritor

4 de maio de 2018
Pesquisadores da obra de José Saramago debatem em Natal legado do escritor

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Os 20 anos da entrega do prêmio Nobel de Literatura ao escritor português José Saramago serão lembrados em grande estilo em Natal (RN). A capital potiguar vai sediar o 1º Colóquio de Estudos Saramaguianos do Rio Grande do Norte. O evento ocorre de 13 a 15 de junho em parceria entre o Departamento de Comunicação Social da UFRN e o Grupo de Estudos sobre o Romance, ligado ao Departamento de Linguagens e Ciências Humanas da Universidade Federal do Semiárido. A coordenação é dos professores doutores Maria do Socorro Furtado Veloso (UFRN) e Pedro Fernandes Oliveira Neto (UFERSA).

As inscrições são gratuitas e limitadas à lotação do espaço físico onde serão realizadas as atividades do evento. Os interessados devem enviar e-mail para coloquiosaramaguianos@gmail.com informando nome completo e número do CPF. Os certificados serão expedidos online via SIGAA.

O evento contará com a presença de estudiosos e pesquisadores da obra de Saramago na região Nordeste. Segundo os curadores, dois princípios fundamentais justificam a realização do colóquio: a genialidade da obra do escritor português e a intensa atividade militante assumida por José Saramago, anterior à condição de escritor. Esses aspectos serão o fio condutor do evento.  

"Os atuais contextos que atravessamos respondem em parte por isso. Outra parte se abre para a constatação de que o Brasil, dos vários lugares no mundo, tem se revelado um dos principais países interessado no estudo da obra do escritor; constatação que se justifica pela diversidade de estudos acadêmicos constituídos antes mesmo do prêmio que o sagrou universalmente. Tal protagonismo alimenta a tarefa nossa em corroborar com o que já consideramos, no âmbito dos estudos literários e nas relações assumidas por tais estudos com outras frentes diversas dos saberes, como estudos saramaguianos", afirmam os organizadores.

A conferência de abertura, em 13 de junho, será com a escritora e professora doutora da faculdade de Letras da UFRJ Tereza Cristina Cerdeira. Ela é autora do livro José Saramago - entre a história e a ficção: uma saga de portugueses (Dom Quixote, Lisboa, 1989).

Embora a programação ainda esteja sendo fechada, também já estão confirmadas as participações dos professores e pesquisadores na obra do português: Conceição Flores (UnP), Denise Noronha Lima (UECE), Pedro Fernandes de Oliveira Neto (UFERSA), Maria do Socorro Furtado Veloso (UFRN), Derivaldo Santos (UFRN), Jurema Oliveira (UFES), Mauro Dunder (UFRN), Marta Aparecida Garcia Gonçalves (UFRN), Cícera Antoniele Cajazeiras da Silva (UFERSA) e Maria Angela Pavan (UFRN).

Além das conferências e palestras, serão exibidos dois filmes relacionados ao escritor e a obra dele: o documentário José e Pilar (128 min. Direção: Miguel Gonçalves Mendes. JumpCut, 2010) e Blindess (120 min. Direção: Fernando Meirelles. 20th Century Fox Brasil / Miramax Films, 2008).

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.