Dos 10 estados do país que mais geraram emprego em junho de 2019, quatro são do Nordeste. Bahia (4º), Maranhão (7º), Piauí (9º) e Rio Grande do Norte (10º) estão no grupo. No estado potiguar, esse foi o melhor junho dos últimos sete anos, com 1.237 postos de trabalho com carteira assinada criados no mês. O RN ficou à frente de estados vizinhos como Paraíba, Pernambuco, Ceará e Alagoas.
Os dados constam no Cadastro geral de Empregados e Desempregados, divulgado pela secretaria do Trabalho, pasta vinculada atualmente ao ministério da Economia
O resultado dos estados nordestinos foi obtido mesmo com a aversão pública de Jair Bolsonaro ao Nordeste, todos liderados por partidos de centro-esquerda. A Bahia e o Maranhão, considerados os piores estados por Bolsonaro, foram os que mais geraram emprego com carteira assinada na região, com 2.362 e 2001, respectivamente.
O estado do país que mais gerou emprego em junho foi São Paulo, com 18.262 postos de trabalho, seguido de Minas Gerais (11.603) e Mato Grosso (7.367). Já o estado que mais fechou vagas de trabalho foi o Rio Grande do Sul, com – 3.812 postos.
No geral, o Brasil criou 48.436 empregos com carteira assinada no mês de junho.
Confira o resultado do mês de junho do Caged