“Nenhuma forma de violência pode ser justificada contra estudantes”, critica Conselho Nacional dos IFs
Natal, RN 25 de abr 2024

“Nenhuma forma de violência pode ser justificada contra estudantes”, critica Conselho Nacional dos IFs

12 de agosto de 2020
“Nenhuma forma de violência pode ser justificada contra estudantes”, critica Conselho Nacional dos IFs

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

As agressões de policiais militares a estudantes do IFRN na terça-feira (11) motivaram uma nota do Conselho Nacional dos Institutos Federais. A entidade, que além dos IFs representa também o Colégio Pedro II, afirma que sempre prezou pelo diálogo como via democrática para a consolidação da Rede Federal.

O Conselho classificou como “lamentáveis” as cenas que circularam nas redes sociais com policiais correndo atrás de estudantes nas dependências internas do campus central do IFRN. O óculos de um aluno foi quebrado, além de marcas de agressão e arranhões foram divulgadas por um estudante. Um servidor do Instituto foi atropelado por um pro-reitor da instituição.

Após o episódio, a governadora Fátima Bezerra determinou o afastamento do policial que comandou a operação a pedido do interventor Josué de Oliveira, que desde 20 de abril está no cargo à revelia do processo eleitoral democrático que escolheu, em dezembro de 2019, o professor de Educação Física José Arnóbio de Araújo.

Confira a nota na íntegra:

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) – representante dos Institutos Federais, Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e Colégio Pedro II –, vem a público manifestar sua preocupação com os incidentes ocorridos na reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), nesta terça-feira (11/8). 

No decorrer de seus onze anos, o Conif sempre prezou pelo diálogo como via democrática para a consolidação e expansão da Rede Federal. Infelizmente, a ausência de comunicação e entendimentos resultou nas cenas lamentáveis noticiadas no decorrer de todo o dia pela imprensa e pelas redes sociais.

Nenhuma forma de violência, inclusive policial, pode ser justificada a estudantes que manifestam pacificamente, ainda mais no dia que é a eles dedicado. 

Assim, mais uma vez nossa entidade expressa sua preocupação com quaisquer iniciativas que visem desestabilizar o funcionamento de suas instituições de ensino e causar ofensas às prerrogativas enunciadas pela Lei 11.892/2008, que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 

O posicionamento do Conif segue a narrativa pela garantia da democracia e da autonomia institucional, salvaguardadas pelo ordenamento jurídico vigente, em consonância com práticas de gestão transparente e eficaz. Por essa razão, o colegiado sustenta a importância de dar vez e voz ao estudante e à comunidade acadêmica sobre aquilo que acreditam e pensam, repudiando atos contrários à liberdade de expressão, sempre que exercida de forma responsável.

Brasília,11 de agosto de 2020.

Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.