Uso de cannabis para alívio de sequelas da covid-19 é tema de palestra no Fórum Delta-9
Natal, RN 26 de abr 2024

Uso de cannabis para alívio de sequelas da covid-19 é tema de palestra no Fórum Delta-9

9 de junho de 2021
Uso de cannabis para alívio de sequelas da covid-19 é tema de palestra no Fórum Delta-9

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Na corrida por medidas eficazes e seguras que amenizem as consequências da covid-19, cientistas apontam os efeitos terapêuticos da cannabis, mais especificamente de canabinóides (como o THC e o CBD). O tema será abordado nesta quarta-feira (9) na palestra da médica Paula Dall Stella, pioneira na prescrição de cannabis medicinal no Brasil, durante o Fórum Delta-9.

O evento é considerado um dos maiores fóruns voltados ao tema no Brasil e é produzido em parceria com a ONG Reconstruir, do Rio Grande do Norte. A sexta edição do fórum está sendo realizado desde a segunda-feira (7) e neste último dia contará também com palestras sobre cozinha, com a chef Débora Sá; esporte, com o médico Pedro Melo; e, sob o tema “Cânhamo, uma nova economia”, falará o consultor Gastón Lepera. A programação começa às 18h.

Pesquisadores canadenses sugeriram que extratos de Cannabis sativa podem auxiliar o tratamento da infecção por coronavírus, já que interferem, de forma positiva, no controle de inflamações no organismo, de acordo com um preprint publicado na revista científica Ageing. Os compostos ativos da planta já são utilizados, em algumas circunstâncias, para alívio de dores e na redução de inflamações, o que poderia ser benéfico para o cuidado dos pacientes.

Em casos de infecção pelo coronavírus, uma das situações responsáveis pelo agravamento da doença é a "tempestade de citocinas" – proteínas do sistema imunológico e são responsáveis por regular o processo inflamatório. Em alguns casos, com essa inflamação generalizada, os pacientes podem desenvolver fibrose pulmonar, quando se formam espécies de cicatrizes no tecido do pulmão e, consequentemente, dificuldades respiratórias.

“A cannabis e seus derivados possuem ações que se relacionam à melhora do estado geral, pois podem combinar múltiplos aspectos terapêuticos, como redução da ansiedade, da dor, modular o estresse e melhorar a qualidade do sono e do humor. Essas ações combinadas melhoram a qualidade de vida dos pacientes com infecções e doenças múltiplas, não somente a covid-19”, explica Paula Dall Stella.

Mais de 200 pacientes no RN buscam tratamento com cannabis na pandemia

Durante a pandemia do covid-19, a Associação Reconstruir Cannabis Medicinal, teve um aumento de mais de 200 pacientes do RN em busca do uso terapêutico, principalmente para tratar patologias como ansiedade, depressão e insônia. Atualmente, 700 pacientes recebem orientação ao acesso da cannabis da ONG potiguar, Reconstruir Cannabis.

Informações: delta9brasil.com
Redes sociais: @delta9com

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.