Covid-19: Terceira dose da vacina será aplicada em maiores de 70 anos e imunossuprimidos a partir de setembro
Natal, RN 28 de mai 2024

Covid-19: Terceira dose da vacina será aplicada em maiores de 70 anos e imunossuprimidos a partir de setembro

25 de agosto de 2021
Covid-19: Terceira dose da vacina será aplicada em maiores de 70 anos e imunossuprimidos a partir de setembro

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira, 25, a aplicação de dose de reforço da vacina contra a Covid-19 a partir da segunda quinzena de setembro.

Segundo a recomendação, a terceira dose será orientada para pessoas imunossuprimidas (pessoas transplantadas, que vivem com HIV, pessoas com câncer ou outros com os sistema imune fragilizado) que tomaram a segunda dose (ou dose única) há pelo menos 28 dias.

A medida também vale para idosos acima de 70 anos que completaram o ciclo vacinal há 6 meses.

De acordo com a pasta, a decisão foi tomada após reunião entre o Ministério da Saúde, representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), ainda em conjunto com a Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (CETAI).

Pfizer, Janssen ou Astrazeneca 

Independentemente da vacina aplicada anteriormente, a dose de reforço será aplicada preferencialmente com a Pfizer/BioNTech. Na falta desse imunizante, as alternativas são as vacinas de vetor viral Janssen ou Astazeneca, diz a recomendação do Ministério.

Redução de intervalo entre doses

Também foi decidido na mesma reunião que haverá redução do intervalo entre as doses da Pfizer e AstraZeneca, de 12 para 8 semanas. A previsão é que essa atualização também seja feita a partir da segunda quinzena de setembro.

O Ministério trabalha numa nota técnica de orientação para os gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre as novas recomendações.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.