Homem é investigado e tem celular e computador apreendidos por perseguir ex-companheira
Natal, RN 29 de mai 2024

Homem é investigado e tem celular e computador apreendidos por perseguir ex-companheira

1 de outubro de 2021
Homem é investigado e tem celular e computador apreendidos por perseguir ex-companheira

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por causa da perseguição que fazia a sua ex-companheira, um homem que mora em Capim Macio, na Zona Sul de Natal teve dispositivos eletrônicos como o celular, pen drives e o computador apreendidos para análise através de mandado de busca e apreensão durante a Operação Cyberstalking, deflagrada pelo Ministério Público e Polícia Civil do Rio Grande do Norte nesta quinta (30).

O investigado e a vítima tiveram uma relação de cinco anos, mas quando a mulher pôs um fim ao relacionamento, ele passou a encaminhar, frequentemente, mensagens por e-mail e aplicativos com ameaças de morte e ofensas graves. Para tentar cometer o crime no anonimato, o suspeito usava várias contas diferentes de e-mail e perfis em redes sociais.

O perseguidor acredita que agindo através de perfis fakes não será identificado. A internet não é uma terra sem lei e crimes praticados através da rede mundial de computadores serão combatidos da mesma forma, independentemente da tentativa de ocultar-se, pois as condutas criminosas, assim como no mundo real, geram vestígios digitais que levam à identificação do agressor”, comentou a promotora de Justiça, Emilia Zumba.

Uma Medida Protetiva de Urgência foi concedida à vítima. A investigação foi realizada pela Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Parnamirim (Deam), em conjunto com a 7ª Promotoria de Justiça de Parnamirim.

“Isso fazia com que a vítima ficasse com seu estado psicológico abalado. É preciso agir com celeridade em casos como o de Cyberstalking, resguardando a integridade física e a vida da vítima, o que só ocorre quando a identidade do suspeito vem à tona, após a coleta dos dados digitais. Queremos encaminhar o inquérito nos próximos dias e encaminhá-lo à justiça”, explicou a delegada Luana Faraj, titular da Deam de Parnamirim.

Perseguição e Cyberstalking

O crime de perseguição foi recentemente inserido no Código Penal brasileiro e abrange também o Cyberstalking, que é configurado quando o criminoso persegue reiteradamente a vítima, através da internet, ameaçando a integridade física ou psicológica, invadindo ou perturbando a privacidade ou liberdade da vítima.

Como denunciar

As denúncias podem ser feitas de maneira anônima pelo Whatsapp (84) 98863-4585 ou pelo e-mail: [email protected].

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.