Natal tem lei que cria certificado para estimular conclusão do esquema vacinal contra a covid-19
Natal, RN 21 de mai 2024

Natal tem lei que cria certificado para estimular conclusão do esquema vacinal contra a covid-19

4 de outubro de 2021
Natal tem lei que cria certificado para estimular conclusão do esquema vacinal contra a covid-19

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Foi sancionada no Diário Oficial do Município (DOM) de Natal desta segunda (4), a lei que cria o certificado de vacinação contra a covid-19 e possibilita o acesso da população a benefícios junto ao poder público, setor produtivo e comercial às pessoas que comprovarem a imunização completa contra a doença.

Algumas cidades do país também têm adotado a mesma estratégia diante a da resistência de algumas pessoas em tomar a vacina ou completar o esquema com a segunda dose (D2). Até esta segunda, de acordo com a plataforma RN + Vacina, o Rio Grande do Norte tinha um total de 1.462.163 pessoas com o esquema vacinal contra a covid-19 completo. O número equivale a cerca de 48% da população que pode se vacinar (2.995.425), que são as cidadãs e cidadãos com 12 anos ou mais. Mais de dois milhões de pessoas (2.402.387) receberam apenas a primeira dose (D1), o que corresponde a 80% da população apta a se vacinar. Ao todo, o Rio Grande do Norte tem uma população estimada de 3.560.903 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O último censo foi de 2021 e apontava uma população de 3.168.027 pessoas.

“É importante destacar que não há nenhuma imposição ou obrigação para as pessoas se imunizarem, bem como para os estabelecimentos comerciais concederem esses benefícios. Queremos apenas e tão somente estimular a vacinação”, reforça o vereador Felipe Alves (PDT), autor da proposta de lei.

Segundo o boletim da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgado na manhã desta segunda, o Rio Grande do Norte tem 369.000 casos confirmados e 176.705 casos suspeitos de covid-19, além de outros 102.169 em acompanhamento. Já são 7.341 óbitos resultantes da doença e a Sesap ainda investiga outras 1.334 mortes suspeitas.

Imagem: reprodução RN + Vacina

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.