Lula não pode…
Natal, RN 19 de mar 2024

Lula não pode...

15 de março de 2022
3min
Lula não pode...

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Lula não pode pensar no ministério para um eventual governo, caso seja eleito presidente da República em outubro próximo. Pelo menos foi o que li em texto publicado ontem na Revista Veja, que critica duramente o fato do ex-presidente e outros petistas e aliados supostamente estarem escolhendo nomes para ser ministros.

Na verdade, há muitos anos, Lula não pode fazer quase nada, pelo menos na ótica da mídia convencional e de parte da elite socioeconômica.

Lula, por exemplo, não pode mudar de apartamento, do de São Bernardo do Campo, onde morou por décadas, para São Paulo. Na coluna Brasil Confidencial, da Isto é, foi publicado: "Vida boa - Nada como ter dinheiro a rodo. Lula acaba de se mudar do seu duplex de São Bernardo e passou a ocupar um apartamento ainda mais confortável em São Paulo, onde vive com Janja".

Ou seja, um ex-deputado federal que foi depois presidente por oito anos não consegue, na visão da IstoÉ, juntar dinheiro para comprar um apartamento na capital paulista. Coisa que qualquer vereador de um mandato faz facilmente sem merecer notas ferinas.

Lula não pode comprar apartamento, não pode ter carro bom, não pode adquirir casa de praia nem granja; Lula não pode ter tríplex, não pode tirar férias em Cancun nem em Miami, não pode ter ar condicionado nem Netflix. Lula não pode ter nem fazer nada, pelo menos na visão de muita gente, como os tiozinhos de zap que esbravejam ao ver o ex-presidente na praia com a namorada. "Deveria estar preso", vociferam.

Na verdade, Lula, preso, não pôde ir ao sepultamento do irmão. Também não podia dar entrevistas. Passei a vida vendo assassinos, latrocidas, estupradores, sendo entrevistados no Fantástico, durante o jantar da sacrossanta família tradicional brasileira. Mas, Lula não podia.

O que Lula pode, então?

Para parte da elite Lula pode - ou poderia - se aquietar. Curtir a velhice com discrição, sem aparecer, sem redes sociais, e, principalmente, sem falar, sem articular, sem tratar de política e sem fazer discursos.

A bem da verdade da verdade, o que eles pensam é que Lula podia jamais ter saído de Garanhuns num pau de arara rumo a São Paulo. Poderia ter ficado no interior pernambucano para cumprir sua sina de trabalhador rural ou vendendo produtos na feira livre.

Onde já se viu Lula querer mais? E perceber que querer é poder?

Pois Lula, que não pode fazer nada, pode acabar sendo o primeiro brasileiro a ser presidente da República por três vezes.

Pode e deve, inclusive.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.