No Rio Grande do Norte, apenas 1 a cada 10 jovens com idade entre 16 e 17 anos tiraram o título de eleitor para votar nas eleições de 2022. Na tentativa de aumentar o interesse e participação desse público no processo eleitoral que estar por vir, a União da Juventude Socialista (UJS) Potiguar vai passar toda esta terça (05) numa campanha de mobilização em 12 escolas estaduais de Natal e região metropolitana, ajudando os jovens a solicitar o primeiro título de eleitor de maneira on-line.
“A retirada do título nas faixa etária dos jovens de 16 e 17 anos e o menor já registrado no país, em 2018 esse número era de 1,4 milhões. E vem caindo ano a ano”, ressalta o presidente da UJS Potiguar, Frederico Germano.
O “dia D” para retirada do título de forma mais rápida vai das 8h às 17h. Além do RN, a mobilização também será realizada nos outros estados do país. O voto só é obrigatório no Brasil a partir dos 18 anos, mas, já é possível solicitar o título de eleitor a partir dos 16 anos. No RN, dos 108 mil jovens com idade entre 16 e 17 anos, apenas 9.684 estão aptos a votar, ou seja, menos de 9% desse público.
De acordo com os dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), o número de jovens nessa faixa etária interessados nas eleições nunca foi tão baixo. Nas eleições de 2020, eram 15.411 jovens (16 e 17 anos) aptos a votar no RN. Em 2022, os eleitores com menos de 18 anos é 38% menor.
O prazo para solicitar a primeira via do título de eleitor termina no dia 4 de maio. Além de solicitar o documento, esse também é o prazo para fazer outras modificações, como incluir o nome social, transferência, atualização ou regularização.
Escolas que vão participar do “dia D” de mobilização para retirada do título de eleitor:
1 – Edgar Barbosa
2 – IF Ceará Mirim
3 – Francisco Ivo
4 – Raimundo Soares
5 – Luís Antônio
6 – Jean Mermoz
7 – Mascarenhas Homem
8 – Padre Miguelinho
09 – Atheneu
10 – Anísio Teixeira
11 – Professor Gaspar
12 – Dom Nivaldo

Como tirar o título de eleitor pela internet*
Passo 1:
Acessar o sistema TítuloNet, selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com os dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.
Em seguida, o sistema vai pedir o envio de pelo menos quatro fotografias para comprovar a identidade do eleitor ou eleitora. A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação. As outras duas são da própria documentação (frente e verso) usada pela pessoa para se identificar na primeira foto. Já a quarta é a foto de um comprovante de residência.
Homens com idade entre 18 e 45 anos também precisam encaminhar o comprovante de quitação com o serviço militar. Mas atenção: as imagens devem estar totalmente legíveis, caso contrário, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral.
Passo 2:
Depois da solicitação, é possível acompanhar o pedido na guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado durante a primeira etapa do atendimento.
Passo 3:
Basta fazer o download gratuito do aplicativo e-Título no telefone celular ou tablet de qualquer plataforma (Android e iOS). A partir daí, será possível utilizar a versão digital do documento, dispensando o título em papel.
*Com informações do Tribunal Superior Eleitoral