Escola de Música da UFRN realiza Festival Internacional de Violão de Natal
Natal, RN 26 de abr 2024

Escola de Música da UFRN realiza Festival Internacional de Violão de Natal

14 de agosto de 2022
3min
Escola de Música da UFRN realiza Festival Internacional de Violão de Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte realiza, entre os dias 17 e 20 de agosto, o 7º Festival Internacional de Violão de Natal. Com carga horária de 24 horas e um público estimado de 350 pessoas, o evento vai reunir violonistas, concertistas, pesquisadores, estudantes e público em geral para troca de experiências culturais. Serão promovidos concertos, masterclasses, cursos e palestras. As inscrições devem ser realizadas via internet aqui, no site do evento.

Na quarta-feira, dia 17, às 19h, ocorre o concerto de abertura da filarmônica da UFRN com a participação de Marco Pereira. Esse evento requer a antecipação dos ingressos, que serão disponibilizados gratuitamente no Sympla, podendo ser retirados até o dia do concerto, enquanto estiverem disponíveis.

A partir da quinta-feira, 18, o cronograma vai incluir masterclasses individuais e em grupo. O evento também vai promover iniciação ao violão erudito e ao violão popular, cada uma delas tendo duração das 8h às 11h30 e das 14h às 17h. Às 18h haverá uma apresentação artística com palestra e recital de alaúde.

Na sequência do evento, sexta-feira, dia 19, às 9h, a palestra Três Tocatas Armoriais para Violão de Danilo Guanais: Recursos técnicos e processos de memorização musical no contexto da Teoria da Aprendizagem Significativa terá como mediador o professor Eugênio Lima de Souza, da EMUFRN. Às 10h, haverá, dentro festival, a fase final do 3° Concurso Internacional de Violão, que deve continuar até as 14h, com anúncio dos três primeiros colocados às 17h, juntamente com a premiação.

O concurso Amaro Siqueira é uma homenagem ao potiguar de Areia Branca, que deixou uma considerável obra escrita para violão. Ele foi o primeiro professor da EMUFRN e foi sucedido pelo seu filho, o professor Fidja Siqueira, hoje aposentado. Eugênio Lima de Souza conta que foi aluno de Amaro Siqueira de Carvalho (1908 – 1970). “O concurso é uma maneira de divulgar sua obra e também de incentivar jovens estudantes de todo o Brasil e do mundo a conhecer e estudar a contribuição de Amaro”, explica.

Ainda na sexta-feira, às 18h, ocorrerá um recital de música de câmera. Das 9 às 12h, haverá ensaios, às 16h ocorre o recital dos alunos e, às 18h, haverá o concerto de encerramento. Mais informações sobre o cronograma podem ser consultadas no site do evento.

O Festival Internacional de Violão surgiu a partir de um evento da UFRN, em 1998, sendo o primeiro festival internacional de música em Natal. Foram trazidos artistas e professores de diversas áreas da música – instrumento, canto e teoria da música – e aconteceram muitos concertos, montagem de ópera, lançamentos de livros, pesquisa, entre outras atividades.

A novidade do evento de 2022 é que, nele, será apresentado o primeiro Encontro de Música de Câmara com Violão, momento que proporcionará apresentação de vários grupos da UFRN e de outras instituições, além de aulas específicas. “Teremos a participação de duos, trios e quartetos de violão e também em formação com outros instrumentos de cordas, sopros e canto. É uma forma de incentivar o desenvolvimento dos alunos. Assim, fazemos a integração entre ensino, pesquisa e extensão, que são três pilares da Universidade”, comenta Eugênio Lima de Souza, coordenador do Festival.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.