O Rio Grande do Norte e o Brasil já encerraram as eleições para deputados, senadores, governadores e presidente. Mas, em dois municípios potiguares, os eleitores ainda irão às urnas este ano para definir novos prefeitos: são as cidades de Canguaretama e Pedro Velho.
A campanha suplementar nos municípios já está em vigor e a votação deve ser realizada em 27 de novembro. O motivo é a cassação das duas chapas que comandavam as prefeituras, após processos na Justiça Eleitoral.
A primeira cassação foi em Pedro Velho. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) afastou a prefeita Dejinha e o vice-prefeito Inácio Costa depois de responderem por abuso de poder político. Eles foram eleitos pelo PSDB e respondem por abuso de poder político, após a prefeitura fazer contratações consideradas irregulares. Segundo o Tribunal, os contratados ainda foram pressionados a votar na chapa de Dejinha.
Já em Canguaretama, os alvos de cassação foram o prefeito Wellinson e a vice Fátima do Murim, eleitos pelo PP e Cidadania, respectivamente. Fátima novamente registrou uma candidatura como vice, mas agora ao lado de João Wilson de Andrade Ribeiro Filho, o Wilsinho, do PTB.
A denúncia que deu origem à cassação partiu do diretório local do PDT, que acusou o prefeito de estar inelegível durante as eleições de 2020. Wellinson possuía uma condenação pelo crime de responsabilidade e contra a fé pública.
Em Pedro Velho, quatro candidaturas foram registradas; em Canguaretama, foram 3. Os registros devem ser julgados pelo TRE nos próximos dias pela juíza da 11ª zona eleitoral, Dra. Daniela do Nascimento Cosmo.
Confira as candidaturas de Pedro Velho:
1) Francisca Edna de Lemos (Edna Lemos)
Partido: PSB
Partido/ Federação/ Coligação: Forte é o povo
Vice: Rejane Maria de Lima Costa (Rejane Costa)
2) Pedro Gomes da Silva Júnior (Júnior Balada)
Partido: UNIÃO
Partido/ Federação/ Coligação: Pedro Velho para todos
Vice: José Maurício de Souza Medeiros (Professor Maurício)
3) Cledenilson Valdevino Moreira (Professor Cledenilson)
Partido: Avante
Partido/ Federação/ Coligação: Avante
Vice: Maria da Conceição de Lima
4) José Wilson da Silva (Zeca)
Partido: PSOL
Partido/ Federação/ Coligação: Federação PSOL REDE (PSOL/ REDE)
Vice: Tito Lívio Bezerril Luz (Tito)
Confira as candidaturas de Canguaretama:
1) Ana Célia Felipe de Oliveira (Dra. Ana Célia)
Partido: União
Partido/ Federação/ Coligação: A verdadeira mudança
Vice: Thawesley Inácio da Silva Santos (Thal)
2) Márcio de Vasconcelos (Márcio Cabeleireiro
Partido: PDT
Partido/ Federação/ Coligação: Agora é a vez do povo
Vice: Leandro Varela Santos (Leandro Varela)
3) João Wilson de Andrade Ribeiro Filho (Wilsinho)
Partido: PTB
Partido/ Federação / Coligação: Trabalho e Compromisso
Vice: Maria de Fátima Moreira (Fátima do Murim)